29 março, 2024

Últimas:

Holanda tem segunda noite de destruição em protestos contra toque de recolher

Anúncios

Várias cidades da Holanda tiveram cenas de destruição nesta segunda-feira (25) pela segunda noite consecutiva após a imposição, no fim de semana, de um toque de recolher para lutar contra a pandemia.

A tropa de choque da polícia, que recorreu ao uso de jatos d’água, entrou em confronto com grupos de manifestantes na cidade portuária de Roterdã, assim como na pequena cidade de Geleen (sul), perto de Maastricht, reportaram a polícia e meios de comunicação.

Anúncios

Alguns informes mostravam a polícia perseguindo arruaceiros em Haia e Bolduque (sul).

 Restos de moto incendiada durante protesto contra toque de recolher em Roterdã, na Holanda, na segunda-feira (25) — Foto: AP Photo/Peter Dejong
Restos de moto incendiada durante protesto contra toque de recolher em Roterdã, na Holanda, na segunda-feira (25) (Fotos: Reprodução)

Mais de 70 pessoas foram detidas por volta das 22 hoas (19 horas em Brasília), segundo a emissora holandesa NOS.

Anúncios

A polícia de Geleen tinha informado anteriormente em um tuíte: “há um confronto entre a polícia, a tropa de choque e jovens arruaceiros que estão jogando fogos de artifício”.

Em Roterdã, a polícia usou um jato d’água para dispersar os manifestantes, segundo a NOS.

O prefeito da cidade, Ahmed Aboutaleb, publicou um decreto de emergência no qual ampliou os poderes da polícia para fazer detenções.

Homem limpa restaurante de fast food com janelas quebradas durante protesto contra toque de recolher em Roterdã, na Holanda, na segunda-feira (25) — Foto: AP Photo/Peter Dejong
Homem limpa restaurante de fast food com janelas quebradas durante protesto contra toque de recolher em Roterdã, na Holanda, na segunda-feira (25) (Foto: Reprodução)

“Fora realizadas detenções por parte da tropa de choque”, informou em um tuíte a Prefeitura de Roterdã, no qual pediu à população para deixar a região.

Em imagens publicadas nas redes sociais, um grupo de arruaceiros aparecia saqueando uma loja em Bolduque e um fotojornalista foi agredido com um tijolo na cabeça em Harlem, vítima de uma multidão enfurecia que o perseguiu.

Em Haia, a tropa de choque também entrou em confronto com os manifestantes e fez detenções, embora não tenha sido informado o número exato.

Bombeiro extingue chamas de conteiner de lixo incendiado durante protesto contra toque de recolher em Roterdã, na Holanda, na segunda-feira (25) — Foto: AP Photo/Peter Dejong
Bombeiro extingue chamas de conteiner de lixo incendiado durante protesto contra toque de recolher em Roterdã, na Holanda, na segunda-feira (25) (Foto: Reprodução)

Os incidentes desta noite se seguem aos da véspera, quando foram registrados distúrbios em Amsterdã, Eindhoven, Haia, Breda, Arnhem, Tilbourg, Enschede, Appeldoorn, Venlo e Ruremond.

No domingo, a polícia deteve 250 pessoas após usar jatos d’água e gás lacrimogêneo para dispersar protestos em Amsterdã, Eindhoven e outras cidades, segundo a imprensa local.

Homem limpa restaurante de fast food com janelas quebradas durante protesto contra toque de recolher em Roterdã, na Holanda, na segunda-feira (25) — Foto: AP Photo/Peter Dejong
Homem limpa restaurante de fast food com janelas quebradas durante protesto contra toque de recolher em Roterdã, na Holanda, na segunda-feira (25) (Foto: Reprodução)

Na noite desta segunda-feira, prefeitos de várias cidades anunciaram que vão adotar medidas de emergência para tentar evitar novos distúrbios.

No sábado entrou em vigor na Holanda o primeiro toque de recolher (das 21h às 4h30) no país desde a Segunda Guerra Mundial, no âmbito da luta contra a pandemia de covid-19 e ficará em vigor até pelo menos 9 de fevereiro.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias