04 de fevereiro, 2026

Últimas:

Hipopótamo Juninho morre aos 50 anos em Parque Ecológico no interior de SP

Anúncios

O hipopótamo Juninho, de 50 anos, que ficou doente e causou o fechamento temporário do Parque Ecológico Mourão, em Leme (SP), morreu nesta terça-feira (3). A informação foi divulgada nas redes sociais pela prefeitura, que afirmou que o local ficará fechado por tempo indeterminado.

De acordo com o veterinário do parque, Juninho morreu de causas naturais. A estimativa da administração municipal é que o hipopótamo, que chegou ao local com três anos, tenha nascido entre 1976 e 1977.

Anúncios

A prefeitura informou que o animal era microchipado e será necessário passar por necropsia. Por isso, o parque permanecerá fechado até que o procedimento seja agendado e realizado.

Nos últimos dias, o hipopótamo, que tinha 1,5 tonelada e era o morador mais antigo do espaço, apresentou um quadro de debilidade, demandando atenção e cuidados veterinários. A suspeita era de alguma doença nos dentes.

Anúncios

O parque, que ficou três dias fechado devido ao estado de saúde do animal, foi reaberto em 24 de janeiro após Juninho começar a reagir ao tratamento inicial, que incluiu o uso de 750 comprimidos em cinco dias.

Hipopótomo Juninho, de 50 anos, adoeceu no Parque Ecológico de Leme, SP (Foto: João Victor Néo/EPTV)

Nota de pesar

Nas redes sociais, a prefeitura informou que Juninho foi uma das atrações do Bosque e marcou gerações. Nos últimos dias, a Secretaria do Meio Ambiente trabalhou para tentar reverter o quadro clínico do animal.

“Ele foi medicado e recebeu todos os cuidados necessários, mas infelizmente, animais da sua espécie têm uma expectativa de vida entre 40 e 50 anos. Juninho vinha sofrendo e hoje pôde descansar”, disse a administração municipal.

O parque permanecerá fechado por tempo indeterminado. “Nossa solidariedade a todos que fizeram parte dessa história e à população que sempre teve carinho por ele”.

Tratamento do Juninho

A receita do médico veterinário chamou a atenção pela quantidade de comprimidos a serem tomados pelo animal, incluindo antibiótico e analgésicos para dor. Os medicamentos foram administrados para Juninho no momento em que a alimentação era fornecida.

  • 💊 Cefalexina 500 mg – 400 comprimidos, sendo 40 a cada 12 horas, por cinco dias;
  • 💊 Dipirona 500 mg – 200 comprimidos, sendo 40 por dia, durante cinco dias;
  • 💊 Tramadol 50 mg – 150 comprimidos, sendo 30 por dia, durante cinco dias.

Hipopótomo Juninho tomou 750 comprimidos em 5 dias em parque de Leme, SP (Foto: João Victor Néo/EPTV)

Parque

Inaugurado no final dos anos 1970, o local abrange área de aproximadamente 16 hectares, abriga árvores e plantas, além de lago, trilhas, cantinho da leitura, playground e outras atrações para quem busca o lazer e o entretenimento.

O parque abriga, também, uma grande variedade em espécies de aves.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Relatório ISG Provider Lens® afirma que as empresas estão adotando tecnologias digitais para melhorar a eficiência e a qualidade do...

Categorias