24 abril, 2024

Últimas:

Hemocentro de Botucatu precisa de sangue para atender possíveis demandas de final de ano

Anúncios

Tradicionalmente no final do ano, devido ao aumento de circulação de veículos nas estradas, o número de pessoas que são socorridas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) é maior, devido ao aumento de acidentes rodoviários. Em contrapartida, a doação de sangue diminui, uma vez que as pessoas que habitualmente doam estão se preparando para as festas ou saem de férias e não estão na cidade.

Segundo Silvio Neves, coordenador do Hemocentro do HCFMB, os estoques de bolsas de sangue estão precisando de reforços. “Com o período de festas natalinas se aproximando, aumenta a preocupação com o estoque de bolsas de sangue e outros hemocomponentes para atender a demanda e assistência dos serviços de saúde de Botucatu e região. Os números de bolsas de sangue mudam constantemente, porque não sabemos qual vai ser a demanda”, explica.

Anúncios

Neves fala que a maioria dos grupos sanguíneos está com o estoque considerado normal, porém como a tendência é aumentar o número de atendimentos, a situação é preocupante. Os grupos sanguíneos mais críticos são o A positivo, que tem armazenados 72 bolsas, O negativo, que tem estoque de 33 bolsas e o A negativo, que está com o estoque crítico, com apenas três bolsas. A tendência é que esses estoques críticos só atendam a demanda de três dias. “Estamos em alerta, principalmente porque é época de festas e feriados prolongados. O movimento de nossas estradas aumenta consideravelmente e o risco de urgências e emergências também, além da demanda normal do dia a dia. Precisamos de todos os grupos sanguíneos”, conclui.

O Hemocentro fica no câmpus da Unesp de Botucatu, em Rubião Júnior, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 e aos sábados, das 7h às 12h30. Nesse período de festas, o órgão não funcionará nos dias 21, 24, 25, 26, 29 e 31 de dezembro e nos dias 1 e 2 de janeiro. Qualquer dúvida, entrar em contato pelo do número (14) 3811-6234.

Anúncios

Fonte: 4 Toques

Últimas

Sistema de satélites O3b mPOWER da SES inicia operação global de serviços de conectividade de alto desempenho

24/04/2024

A SES agora está implantando serviços O3b mPOWER em todo o mundo, proporcionando alto rendimento, flexibilidade...

Categorias