22 de janeiro, 2026

Últimas:

Hemocentro de Botucatu amplia estrutura com novos equipamentos do Ministério da Saúde

Anúncios

Equipamentos enviados pelo Ministério da Saúde ampliam armazenamento de hemocomponentes em Botucatu e fortalecem a rede regional de saúde

O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) recebeu dez novos freezers de alta performance por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), iniciativa do Ministério da Saúde. A ação integra um investimento estratégico voltado à ampliação da capacidade de armazenamento de hemocomponentes, com foco no plasma fresco congelado, reforçando a segurança e a qualidade do atendimento à população.

Anúncios

Ao todo, foram destinados 18 equipamentos para a região: dez para a unidade de Botucatu e oito para o Hemonúcleo de Jaú, que é vinculado ao Hemocentro do HCFMB. Os novos freezers atingem temperaturas de até -30°C, condição técnica essencial para a conservação adequada dos hemocomponentes e para a eficiência na distribuição às redes de saúde.

De acordo com o diretor do Hemocentro do HCFMB, Cláudio Lucas Miranda, o plasma tem papel estratégico no sistema de saúde. “O plasma é um componente essencial do sangue e tem papel estratégico na produção de medicamentos hemoderivados, como fatores de coagulação, albumina e imunoglobulina, utilizados no tratamento de pessoas com hemofilia, imunodeficiências, cirrose hepática, entre outros”, explica.

Anúncios

O investimento total foi de R$ 802.793,09 e representa um avanço na modernização do serviço. A iniciativa reforça o compromisso do Hemocentro do HCFMB e do Ministério da Saúde com o aprimoramento contínuo da política nacional de sangue e hemoderivados, garantindo assistência qualificada aos pacientes atendidos em Botucatu e em toda a região.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Equipamentos enviados pelo Ministério da Saúde ampliam armazenamento de hemocomponentes em Botucatu e fortalecem a rede regional de saúde...

Categorias