19 abril, 2024

Últimas:

HCFMB realiza mutirão de Colonoscopia

Anúncios

O setor de Endoscopia digestiva do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizará nos dias 7 e 8 de outubro um mutirão de exames de Colonoscopia. O objetivo da ação é beneficiar mulheres acima de 50 anos com o exame, que rastreia e previne um possível câncer colorretal.

O chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva do HCFMB, Dr. Cássio Vieira de Oliveira, explica o que é colonoscopia. “Esse é um exame realizado na investigação de sangramentos retais, pesquisa de diarreias crônicas, alterações do hábito intestinal, dores abdominais e na detecção e remoção de tumores. A colonoscopia permite o estudo de todo o intestino grosso e uma porção do intestino delgado. O exame é realizado através de um tubo flexível, que contém em sua extremidade uma mini câmera de TV que transmite imagens coloridas, podendo ser fotografadas ou gravadas em vídeo”, diz.

Anúncios

Cerca de 70 mulheres que estão no climatério (período pré-menopausa), acima de 50 anos de idade e que nunca tenham sido submetidas à realização do exame previamente serão atendidas nos dois dias de mutirão. É recomendação da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) a realização de rastreamento de câncer de colón em pacientes a partir dos 50 anos de idade, independentemente de sintomas ou de história familiar de neoplasias (tumores). Cerca de 90% dos casos de câncer colorretal ocorrem nessa faixa etária.

Dr. Cássio afirma que o serviço de Endoscopia do HCFMB foi especialmente escolhido pela Sobre para a realização do mutirão. “A iniciativa é muito importante, pois permite a diminuição no tempo de espera das pacientes para fazer o exame. Além do fator da idade dessas pacientes, estudos clínicos e experimentais sugerem que as alterações hormonais que ocorrem no climatério exercem papel importante no desenvolvimento do câncer colorretal. Com exames rápidos, temos diagnósticos precisos e aumentamos o nível de prevenção desses casos”, finaliza.

Anúncios

Os exames de colonoscopia que serão realizados no mutirão do HCFMB são destinados somente a pacientes atendidas e/ou que fazem o acompanhamento diretamente no hospital, já selecionadas previamente.

Com Assessoria de Imprensa

Últimas

Botucatu: Ação contra a dengue neste domingo será em três bairros do Setor Sul da Cidade

19/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a prefeitura de Botucatu, através...

Categorias