Anúncios
Os legisladores do Havaí, nos Estados Unidos, aprovaram a criação de uma “taxa verde” que visa aumentar o imposto de hospedagem para arrecadar dinheiro para proteção ambiental e fortalecer as defesas contra desastres naturais provocados pela crise climática. Agora, o governador do estado, Josh Green, tem até o 9 de julho para sancionar o projeto de lei.
“Esta legislação, que pretendo assinar, é a primeira do gênero no país e representa um compromisso geracional para proteger nossa ‘āina [terra]”, disse Green em um comunicado. “O Havaí está realmente estabelecendo um novo padrão para lidar com a crise climática.”
Anúncios
O Projeto de Lei SB1396 aumentará a parcela estadual da arrecadação do Imposto de Acomodação Transitória (TAT) sobre quartos de hotel, timeshares, aluguéis de férias e outras acomodações de curta duração de 10,25% para 11%. O resultado líquido desse aumento é um TAT de 14% em todo o estado.
Além disso, o PL impõe um novo imposto de 11% sobre as contas de navios de cruzeiro, proporcional ao número de dias em que as embarcações permanecem nos portos do Havaí.
Anúncios
O primeiro rascunho da legislação incluía um aumento maior do TAT, mas os legisladores o reduziram. “Ouvimos as preocupações sobre como garantir a sustentabilidade do nosso setor, bem como encontrar novos recursos para atender às necessidades de sustentabilidade ambiental”, comentou Linda Ichiyama, vice-presidente da Câmara, ao The Guardian. “Então, houve um equilíbrio.”
John Pele, diretor executivo da Associação de Hotéis e Hospedagem de Maui, indicou que há amplo consenso de que o dinheiro arrecadado será destinado a uma boa causa. Contudo, ele questiona se o Havaí ficará caro demais para os visitantes.
“Será que vamos cobrar impostos dos turistas só porque eles querem vir para cá? Isso ainda está para ser visto”, observou.
Para o governador Green, a legislação é crucial porque ajudará o estado a lidar com o risco de incêndios florestais resultante das mudanças climáticas. “É fundamental para nossa capacidade de proporcionar um Havaí seguro e protegido para nossas crianças, nossos moradores, nossos visitantes e o meio ambiente”, declarou.
As autoridades estimam que o imposto gerará quase US$ 100 milhões (aproximadamente R$ 56,8 milhões) por ano. O dinheiro será usado para projetos como a reposição de areia nas praias erodidas de Waikiki, a promoção do uso de grampos de proteção contra furacões para proteger telhados durante tempestades violentas e a remoção de gramíneas invasoras inflamáveis.
Fonte: Um Só Planeta