23 abril, 2024

Últimas:

Hamilton vence duelo contra Verstappen, com batida e punição na Arábia Saudita

Anúncios

Vindo de triunfos no Brasil e Catar, Lewis Hamilton conquistou neste domingo sua terceira vitória consecutiva na reta final da temporada, no GP da Arábia Saudita, em um duelo de tirar o fôlego da primeira até a 50ª volta. A prova teve vários incidentes e até uma colisão do inglês com Max Verstappen nas disputas diretas que a dupla protagonizou, com o piloto da Mercedes ultrapassando o rival no fim da corrida. Valtteri Bottas completou o pódio, em terceiro.

Com isso, a decisão do título da Fórmula 1 em 2021 vai para a última prova do ano, no GP de Abu Dhabi, já que Hamilton empatou com Verstappen no campeonato de pilotos: os dois somam agora 369,5 pontos. O holandês soma nove triunfos no ano, contra oito do adversário.

Anúncios

Lewis Hamilton venceu GP da Arábia Saudita da F1 — Foto:  Dan Mullan/Getty Images
Lewis Hamilton venceu GP da Arábia Saudita da F1 (Foto: Divulgação)

O Circuito de Jeddah não falhou com as expectativas dos pilotos de ser uma pista feroz, que não perdoa erros: a prova teve três largadas, com quatro pilotos abandonando ainda nas primeiras 20 voltas. O primeiro incidente se deu na 10ª volta, com Mick Schumacher, da Haas. Além dele, Sebastian Vettel, Sergio Pérez, Nikita Mazepin e George Russell também deixaram a corrida.

A disputa foi paralisada por mais de 30 minutos somando as duas bandeiras vermelhas acionadas, além de vários acionamentos do safety car virtual, em incidentes de Yuki Tsunoda e Vettel, e para a remoção de detritos na pista.

Anúncios

Batida de Mick Schumacher na volta 10 do GP da Arábia Saudita abriu sessão de incidentes na prova — Foto: Peter Fox/Getty Images
Batida de Mick Schumacher na volta 10 do GP da Arábia Saudita abriu sessão de incidentes na prova (Foto: Divulgação)

A Mercedes chegou a ser beneficiada com o primeiro carro de segurança da prova, que deu a Hamilton e Bottas a vantagem de substituir os pneus médios pelos duros sem grandes consequências na classificação da prova. A RBR, porém, viu o jogo virar com a primeira bandeira vermelha, mantendo Verstappen na liderança herdada após o pit stop do heptacampeão e também fazendo sua troca.

Na segunda relargada, Verstappen tomou a frente do rival por fora da pista e por isso, teve que largar da terceira colocação no último reinício da corrida. Quando as luzes vermelhas se apagaram pela terceira vez, Lewis ficou cercado por Max e Esteban Ocon, e precisou esperar até as últimas voltas para atacar.

A partir da volta 40, não faltaram lances polêmicos nas tentativas de ultrapassagens de Hamilton, com direito a espalhada, batida e punição de 5s para o holandês. Vale destacar que ainda há outro incidente entre os dois a ser investigado após a corrida. A ultrapassagem chave da prova veio no 43º giro.

Max Verstappen Lewis Hamilton GP da Arábia Saudita F1 — Foto: Reuters
Max Verstappen Lewis Hamilton GP da Arábia Saudita F1 (Foto: Reprodução)

Para a RBR, que ainda esperava a chance de superar a Mercedes no campeonato de construtores, o abandono de Pérez foi calamitoso, já que a rival alemã pontuou com seus dois pilotos – com Valtteri Bottas na terceira colocação, ultrapassando Esteban Ocon nos últimos metros da volta final. O time alemão lidera o campeonato de pilotos com 587,5 pontos contra 559,5 da rival austríaca.

A 22ª e última rodada da F1 em 2021 será no próximo fim de semana, em 12 de dezembro, no GP de Abu Dhabi.

Resultado da prova

Resultado do GP da Arábia Saudita da F1 — Foto: F1
Resultado do GP da Arábia Saudita da F1 (Foto: F1)

Fonte: G1

Últimas

Relatório 2024 de Complexidade da Nuvem da NetApp revela era de disrupção ou morte de IA está se desenvolvendo globalmente

23/04/2024

Estudo destaca a divisão entre líderes em IA e retardatários na aplicação da IA, ilustrando o...

Categorias