15 de novembro, 2024

Últimas:

Hamilton e Nico se tocam na volta final, e inglês vence o GP da Áustria

Anúncios

Companheiros de Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg têm alimentado uma acirrada rivalidade nesses últimos anos. Mas na última volta do GP da Áustria deste domingo, válido pela 9ª etapa da temporada, ela saiu faísca, literalmente. Pole position, o britânico perdeu a liderança para o alemão, que largou em sexto, na estratégia de pit stops. No fim da prova, porém, o tricampeão partiu com tudo para a vitória. O britânico colocou por fora na curva 2, mas o alemão fez jogo duro, espalhou e os dois se tocaram. Lewis saiu da pista e ao voltar, ambos quase fizeram contato outra vez. Nico, que quebrou a asa no choque, se arrastou até a bandeirada e cruzou em quarto. Ele perdeu posições para Max Verstappen (RBR) e Kimi Raikkonen (Ferrari), que fecharam o pódio.

Rosberg é punido com 10s; Hamilton é vaiado no pódio

Anúncios

A direção de prova investigou e puniu Rosberg com 10 segundos por causa do incidente, o que acabou não interferindo no resultado final da corrida, já que ele havia chegado 14s à frente de Daniel Ricciardo, da RBR. Já os torcedores presentes ao circuito austríaco, talvez pela maior identificação com a Alemanha, elegeram Hamilton como vilão e vaiaram o vencedor da prova durante a cerimônia de premiação. Vaias que entraram por um ouvido e saíram por outro do britânico, que comemorou mais do que o normal o triunfo.

Lewis Hamilton e Nico Rosberg se tocam na última volta do GP da Áustria (Foto: Divulgação)
Lewis Hamilton e Nico Rosberg se tocam na última volta do GP da Áustria (Foto: Divulgação)

Mais do que uma vitória na pista, Hamilton faturou também uma importante batalha na luta pelo título da temporada. Caso não tivesse conseguido a ultrapassagem, a diferença para o líder Rosberg poderia ter aumentado para 31 pontos. Mas com o terceiro triunfo no ano, ele chegou a 142 pontos, e reduziu de 25 para 11 pontos a desvantagem para o alemão, que lidera com 153.

Anúncios

Massa abandona; Nasr é 13º

Felipe Massa, da Williams, largaria em 10º, mas precisou partir dos boxes após a Williams identificar uma rachadura na asa dianteira a minutos do início da prova. Ele fazia boa corrida de recuperação e chegou a figurar na zona de pontuação quando precisou fazer um pit stop extra por causa de um leve furo de pneu. E ainda abandonou na 63ª volta em razão de superaquecimento dos freios. Outro apareceu no top 10 durante a corrida foi Felipe Nasr. O jovem adiou o quanto pôde seu primeiro pit stop, e chegou a aparecer em 7º com a limitada Sauber, mas caiu para último quando parou nos boxes e terminou em 13º. 

Felipe Massa abandonou o GP da Áustria (Foto: Divulgação)
Felipe Massa abandonou o GP da Áustria (Foto: Divulgação)

Tem mais! Batida de Vettel, e McLaren e Manor nos pontos…

A polêmica entre Hamilton e Rosberg acabou ofuscando outros episódios de destaque na prova. Sem ter parado nos boxes, Sebastian Vettel liderava provisoriamente, mas bateu após seu pneu traseiro direito, desgastado, furar repentinamente no meio da reta. O experiente Jenson Button levou a McLaren ao 6º lugar, enquanto o jovem promissor Pascal Wehrlein foi o 10º e marcou os primeiros pontos da Manor desde Jules Bianchi, no GP de Mônaco de 2014, quando o time ainda se chamava Marussia.

Sebastian Vettel furou pneu e bateu quando liderava a prova (Foto: Divulgação)
Sebastian Vettel furou pneu e bateu quando liderava a prova (Foto: Divulgação)

A CORRIDA

Largada: Hamilton, enfim, conseguiu arrancar bem e manteve a liderança. O sonho de Hulk, segundo lugar no grid, durou poucos metros. O alemão da Force India foi engolido por Button e Raikkonen e fez a primeira curva em quarto. Massa largou dos boxes, junto com Kvyat.

1/71 – Rosberg, que largara em sexto, ganhou a posição de Ricciardo e subiu para quinto. Vettel passou Bottas e assumiu a oitava colocação.

4/71 – Daniil Kvyat, que havia largado dos boxes e estava em último, abandonou.

6/71 – Rosberg e Verstappen deixaram Hulkenberg para trás e assumem a quarta e quinta posições, respectivamente.

7/71 – Button sustentou bravamente a McLaren em segundo até ser superado por Raikkonen.

8/71 – Reagindo rápido na corrida, Rosberg também passou Button e assumiu o 3º lugar. A essa altura, Massa já havia ganhado algumas posições e aparecia em 17º. Nasr, por sua vez, era 19º.

9/71 – Hulkenberg abriu a primeira rodada de pit stops.

12/71 – Rosberg também fez uma parada cedo, e colocou pneus macios.

13/71 – Algumas gotas começaram a cair no circuito.

14/71 – Massa fez sua parada e retornou no fim do pelotão.

17/71 – Verstappen e Ricciardo também foram para os boxes e voltaram, respectivamente, em quinto e sexto, logo atrás de Rosberg.

18/71 – Hamilton, Raikkonen e Vettel decidiram se manter na pista para trocar direto para os pneus intermediários, caso a promessa de chuva se concretize. O trio, no entanto, começava a virar mais alto, por causa dos pneus desgastados. Enquanto isso, Rosberg voava baixo com pneus novos e se aproximava.

22/71 – Como a chuva não chegou, Hamilton, enfim, fez sua parada. Lenta, por sinal: os mecânicos tiveram dificuldades para fixar o pneu traseiro esquerdo. Na saída dos boxes, o britânico viu Rosberg passar e ganhar sua posição.

23/71 – Raikkonen fez seu pit stop na volta seguinte. Com isso, Vettel, que ainda não havia feito sua parada ainda, assumiu a liderança provisória.

25/71 – Sem ter parado nos boxes ainda, Nasr entrou no top 10.

27/71 – Custou caro a estratégia de Vettel, líder da prova, de retardar ao máximo a parada nos boxes. O pneu traseiro direito estourou em plena reta e o alemão bateu e abandonou. O safety car foi imediatamente acionado. Button, Alonso, Grosjean e Pérez aproveitaram para ir para os boxes.

28/71 – Com o abandono de Vettel, Rosberg assumiu a liderança, seguido por Hamilton, Verstappen, Ricciardo, Raikkonen e Bottas. Sem ter parado nos boxes, Nasr já aparecia em 7º. Massa, por sua vez, era o 12º.

32/71 – Rosberg manteve a ponta na relargada. Massa aproveitou e ganhou duas posições, subindo para 10º.

33/71 – Magnussen recebeu uma penalização de 5s, que pode ser cumprido no próximo pit stop, por fazer zigue-zague na frente de Werhlein no começo da corrida.

35/71 – Rapidamente, Rosberg colocou dois segundos de vantagem sobre Hamilton e voltou a ter folga na liderança.

39/71 – Com a limitada Sauber e de pneus desgastados, Nasr defendeu o 7º lugar com maestria por algumas voltas, mas acabou sendo ultrapassado por Button, de pneus novos.

40/71 – Na sequência foi a vez de Massa, o 10º, também mostrar habilidade para conter as investidas de Sergio Pérez.

41/71 – Nasr perdeu a posição para Grosjean e caiu para 9º.

44/71 – Em um duelo verde e amarelo, Massa ultrapassou Nasr e assumiu a 9ª colocação. Com pneus em frangalhos, o jovem da Sauber, enfim, decidiu ir para os boxes. Ele retornou em último.

45/71 – Lá na frente, Hamilton começou a reduzir a desvantagem para o líder Rosberg. O alemão chegou a responder com uma volta mais rápida, mas logo depois deu uma escapada no fim da reta e perdeu tempo. A diferença caiu para pouco mais de 1s.

55/71 – Em segundo, Hamilton decidiu antecipar sua segunda parada e colocou pneus macios (faixa amarela) para ir até o fim da corrida. Novamente, porém, o britânico teve um pit stop lento.

56/71 – Rosberg fez seu pit stop logo na volta seguinte e optou por pneus supermacios (faixa vermelha). O alemão conseguiu voltar à frente do companheiro de Mercedes. A escolha diferente de pneus deixou irritou Hamilton, que questionou a equipe pelo rádio.

58/71 – Verstappen, com apenas uma parada, assumiu a liderança provisória. Enquanto isso, Raikkonen tomava o 4º lugar de Ricciardo. Por causa de um leve furo de pneu, Massa precisou fazer outra parada, colocou pneus supermacios, e retornou em 14º. Lá atrás, Nasr galgava algumas posições e aparecia em 15º.

61/71 – Rosberg e Hamilton rapidamente chegaram no líder Verstappen. O alemão teve certo trabalho, mas conseguiu se livrar do holandês mais rapidamente que Hamilton, retomou a liderança e abriu vantagem.

62/71 – Ricciardo fez seu segundo pit stop e voltou em sexto, atrás de Button.

63/71 – Hamilton, enfim, conseguiu ultrapassar Verstappen e assumiu o segundo lugar.

64/71 – Fora da zona de pontos, Massa recolheu para a garagem quando encontrava-se em 14º e deixou a prova.

66/71 – Ricciardo deixou Button para trás e retomou a 5ª posição. Enquanto isso, Alonso e Hulkenberg abandonavam a corrida.

68/71 – Com a faca nos dentes, Hamilton começou a imprimir um ritmo alucinante e rapidamente colou em Rosberg.

70/71 – A vantagem, que era de quase 2s, virou pó em poucas voltas. A última volta prometia ser emocionante.

71/71 – Hamilton colocou por fora de Rosberg na curva 2. O alemão não quis deixar barato, espalhou e ambos se tocaram. O inglês saiu da pista e retornou mergulhando à frente do companheiro e tomou a ponta. Nico quebrou parte da asa dianteira, que ficou presa no carro. Enquanto Hamilton partia para uma vitória improvável, Rosberg se arrastava para cruzar em quarto, atrás de Verstappen e Raikkonen.

resultado-gp-da-austria-030716

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios O feriado prolongado de 15 de novembro deve ser de tempo instável em Botucatu e região, com variação entre...

Categorias