Hamilton é 1º e bate recorde da pista, mas Bottas leva pole na Turquia

Tudo segue dando certo para a Mercedes no GP da Turquia até o momento. Apesar de perder a chance de ter Lewis Hamilton – líder dos dois primeiros treinos livres – na pole position, já que o britânico foi punido com dez posições por trocar parte do motor, o time estará na primeira colocação da corrida com Valtteri Bottas, que chegou em segundo na classificação neste sábado. O finlandês larga ao lado de Max Verstappen, originalmente terceiro na sessão à frente de Charles Leclerc.

Hamilton, anotando 1m22s868, bateu o antigo recorde da pista de 1m24s710, registrado em 2005 por Juan Pablo Montoya; Bottas, por sua vez, marcou 1m22s998 em sua melhor volta. A diferença do finlandês para Verstappen foi de 0s2.

Valtteri Bottas faturou segunda pole position da F1 em 2021 — Foto: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Valtteri Bottas faturou segunda pole position da F1 em 2021 (Foto: Dan Istitene – Formula 1)

Valtteri Bottas faturou segunda pole position da F1 em 2021 — Foto: Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Apesar do resultado, Hamilton perde dez posições no grid de largada da prova no domingo por ter trocado um dos componentes da unidade de potência neste fim de semana. Com isso, ele partirá da 11ª colocação.

Charles Leclerc, na segunda fila, dá continuidade ao bom desempenho que apresentou na sexta-feira da etapa turca, quando figurou entre os três primeiros nas duas sessões livres; o monegasco da Ferrari trocou a unidade de potência na prova anterior, na Rússia. Ele larga ao lado de Pierre Gasly, da AlphaTauri, que liderou o terceiro treino livre neste sábado.

A largada do GP da Turquia será às 9h deste domingo (horário de Brasília).

Classificação completa

Resultado da classificação do GP da Turquia — Foto: Reprodução
Resultado da classificação do GP da Turquia (Foto: Reprodução)

Fonte: G1

Scroll Up