Anúncios
Um fenômeno astrológico foi registrado no céu de Bauru (SP) e Promissão na noite de sábado (24). O “halo lunar” é composto por uma espécie de névoa circular ao redor da lua.
Segundo Rodolfo Langhi, coordenador e professor do Observatório de Astronomia da Unesp de Bauru, o fenômeno acontece quando há cristais de gelo na atmosfera.
Anúncios
“No lugar das nuvens estão esses cristais de gelo que ficam flutuando na atmosfera e quando a luz da lua, vinda do sol, é refletida por esses cristais, essa luz desvia e o ‘halo lunar’ é formado.”
![Moradores de Promissão (SP) também fizeram registro do halo lunar neste sábado (24) — Foto: Carlos Sato e Teresa Sato/ Arquivo pessoal](https://cdn.statically.io/img/s2.glbimg.com/c0iv_PCdW_orFqlwsNt8CD1VwaU=/0x129:960x1120/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/p/Y/U7uEpgRs6gnoBSuYV9VQ/whatsapp-image-2021-04-25-at-17.55.18.jpeg?quality=70&f=auto)
O professor ainda explica, de forma simplificada, que este fenômeno físico é uma refração da luz e que é parecido quando há a formação de um arco-íris. A diferença é que o ‘halo é formado por cristais de gelo e o arco-íris por gotículas de água em estado líquido.
Anúncios
“Em termos simples, a lua está no espaço a 384 mil km de nós, fica bem longe. A luz do sol refletida pela lua atravessa nossa atmosfera, bate nos cristais de gelo, desvia e forma o ‘halo lunar'”.
Ainda segundo o físico, além do “halo lunar”, existe o solar que, assim como o arco-íris, é colorido, mas em formato circular.
“O ‘halo’ só acontece na presença de um astro grande e luminoso, assim como a lua deste sábado que estava crescente indo para cheia. E, às vezes, com o sol também quando o céu está bem clarinho e sem nuvens. Assim como os dias que tem feito ultimamente. O sol aparece bem brilhante, mas ainda é possível ver um ‘halo’ ao redor dele, que é causado pelo mesmo motivo, por cristais de gelo.”
Fonte: G1 – Foto: Cesar Culiche/TV TEM