08 de maio, 2025

Últimas:

Hábitos na direção que podem causar problemas mecânicos no seu carro

Anúncios

Passar por buracos em alta velocidade está entre as práticas não recomendadas

O cuidado com o automóvel deve levar em consideração, não só os aspectos de segurança, mas também algumas boas práticas que podem ser implementadas, pensando em manter o bom desempenho do veículo. Inclusive, essa é uma forma de deixar o custo de um seguro de carro mais acessível. 

Anúncios

Na sequência, estão algumas boas práticas que podem ser adotadas, com o objetivo de preservar a integridade do veículo. Confira! 

Descansar o pé na embreagem

Esse é um dos erros mais comuns cometidos por muitos motoristas, inclusive, mesmo quando não está havendo mudança de marcha. Embora a prática parece ser inofensiva, ela causa um desgaste contínuo no disco da embreagem, reduzindo a durabilidade, resultando em custos para substituir a peça. 

Anúncios

Outro equívoco em relação à embreagem é segurar o carro na embreagem em aclives. Além de forçar o motor do carro, o problema é que isso pode levar a um superaquecimento do equipamento, comprometendo seu funcionamento. 

Passar por buracos sem reduzir velocidade

Estamos falando de outro cuidado negligenciado por vários motoristas e essa é uma questão que afeta diretamente a suspensão, os pneus e até provocar desalinhamento da direção. 

Além disso, o hábito de frear de maneira brusca aumenta significativamente o desgaste das pastilhas, reduzindo a eficiência dos dispositivos e exigindo manutenções constantes. 

Dirigir com tanque na reserva

Além do risco de pane seca, se deslocar com o tanque na reserva pode danificar a bomba de combustível, que precisa do líquido para manter o nível de resfriamento e lubrificação em níveis saudáveis. 

Outro problema é que essa prática pode resultar no acúmulo de impurezas no tanque, causando entupimentos nessa estrutura do carro. 

Ignorar as luzes do painel

As luzes do painel estão ali para informar ao condutor que o carro não está funcionando corretamente. Portanto, ignorar esse aviso pode tornar uma falha mecânica que, a princípio, poderia ser algo simples, mas que acaba se tornando um problema ainda mais grave. 

Sendo assim, se o carro apresentar mostrar alguns sinais, o ideal é não adiar e levar o carro ao mecânico o mais rápido possível. 

Acelerar o carro com o motor frio

Evitar acelerar o carro com o motor frio é importante, porque o óleo precisa de alguns minutos para circular por completo e viabilizar maior lubrificação para os compartimentos do carro. 

Por outro lado, essa aceleração com o motor ainda desaquecido pode aumentar o desgaste das peças internas do motor. 

Evitar problemas mecânicos do carro interfere no valor final do seguro do carro?

Além de prolongar a vida útil do carro e reduzir custos com manutenção, os cuidados com o automóvel ajudam a reduzir o valor do seguro do veículo. Confira na sequência como isso acontece! 

  • Redução no risco de sinistros: o carro que passa por revisões periódicas têm menor chance de ter problemas mecânicos, reduzindo assim a chance de ter algum sinistro;
  • Histórico de manutenção: existem seguradoras que gostam de avaliar o histórico de manutenção do carro, para avaliar se é um carro que apresenta muitos problemas, o que pode impactar no valor da apólice;
  • Desvalorização do carro: veículos que apresentam muitos problemas podem ter o valor do seguro mais alto.

Para contratar um seguro de carro com valores acessíveis, o melhor caminho é conversar com um corretor de seguros especializado, porque ele é o profissional certo para oferecer opções que atendam às necessidades de cada condutor. 

Talvez te interesse

Últimas

Planejamento nos treinos rendeu mais um título sul-americano à equipe de remo do Corinthians, que competiu no Uruguai e voltou...

Categorias