29 março, 2024

Últimas:

Há 23 anos, Seleção Brasileira de basquete conquistava Mundial feminino

Anúncios

Em 12 de junho de 1994, a Seleção Brasileira de basquete conquistou o terceiro título mundial do grupo, o primeiro no feminino. O triunfo, que aconteceu na Austrália, teve participação de grandes nomes da modalidade, como Hortência Marcari, Paula Gonçalves e Janeth Arcain. Na conquista ocorrida há 23 anos, o time derrotou a China na final, por 96 a 87.

Sob o comando de Miguel Ângelo da Luz, o time avançou com facilidade nas primeiras fases do 12º Campeonato Mundial Adulto Feminino. O grupo chegou a perder para equipe chinesa na segunda etapa da competição, mas mantinha bom desempenho ao longo das disputas. “Fomos ao campeonato como mais uma seleção e a cada jogo fomos mostrando que estávamos ali para fazer a diferença e deixar nosso nome na história“, lembra Roseli Gustavo, dona de oito pontos, em sete jogos.

Anúncios

Na semifinal, no dia 11 de junho, venceu os Estados Unidos em uma disputa acirrada, que terminou em 110 a 107 e garantiu vaga na última fase. O time norte-americano ficou com o bronze, depois de bater nas donas da casa.

De novo encarando o time da jogadora mais valiosa do campeonato, a chinesa Zheng Haixia, a Seleção viu seu sonho se tornar realidade. “Todas as vezes que vejo as imagens ou relembro através de fotos, vem tudo na minha cabeça, tudo o que passamos, enfim, uma felicidade que não se pode exprimir por palavras, só quem viveu aquele momento sabe do que estou falando”, conta a armadora Helen Luz, campeã em 1994.

Anúncios

Além do trabalho em equipe, o grupo teve destaque pelo desempenho individual de algumas atletas: Hortência marcou 221 pontos em oito jogos — fazendo uma média de 27,6 pontos por disputa e foi a maior pontuadora da competição. Janeth fez 23,3 pontos por partida e Magic Paula, com índice de 4,4 assistências por jogo, teve média de 19,8 pontos. “Sou feliz e realizada por ter tido a oportunidade de fazer parte dessa geração e de ter jogado com Paula, Hortência, Janeth e outras”, conta Roseli.

 

Fonte: Yahoo!

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias