07 de abril, 2025

Últimas:

Há 14 anos, Turma da Mônica homenageava Botucatu em gibi especial

Anúncios

Publicação histórica destacou a cultura, os pontos turísticos e as curiosidades da cidade paulista com o olhar dos personagens de Maurício de Sousa

Em 2011, Botucatu entrou para o universo da Turma da Mônica com o lançamento de um gibi especial inteiramente dedicado à cidade. A obra, apresentada pelo próprio Maurício de Sousa durante a Feira do Livro, celebrou as belezas naturais, tradições culturais e o cotidiano botucatuense por meio das histórias de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Patrocinada pela Prefeitura Municipal, a edição se tornou um marco na promoção turística e cultural da cidade.

Anúncios

O ano era 2011 e a Feira do Livro de Botucatu recebia um visitante mais do que ilustre: o cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, que veio pessoalmente apresentar uma obra inédita — o Gibi Especial da Turma da Mônica em Botucatu. A publicação marcou gerações e até hoje é lembrada como um dos momentos mais simbólicos da relação entre cultura local e literatura infantil.

A proposta da obra era simples, mas poderosa: mostrar Botucatu pelos olhos de personagens já queridos por milhares de leitores. Ao longo das páginas, os moradores e visitantes são conduzidos por um passeio lúdico por pontos emblemáticos da cidade, como a Cuesta, a Catedral Sant’Ana, o Museu do Café e as Cachoeiras . Tudo com o bom humor e a leveza típicos do universo criado por Maurício de Sousa.

Anúncios

O projeto foi viabilizado por meio de um patrocínio da Prefeitura Municipal de Botucatu e teve como foco principal o incentivo à leitura, à valorização das raízes culturais e à divulgação do potencial turístico do município. Segundo a publicação, a ideia era transformar a cidade em cenário de aventuras e descobertas, conectando o público infantil com a história e o patrimônio local.

O gibi especial foi distribuído gratuitamente para alunos da rede pública e fez parte de um conjunto de ações realizadas durante a Feira do Livro daquele ano. A presença de Maurício de Sousa no evento também atraiu grande público, consolidando Botucatu como um polo de cultura e educação no interior paulista.

Hoje, passados 14 anos desde o lançamento, a publicação permanece disponível online e pode ser acessada gratuitamente pelo público no site História de Botucatu: clique aqui para ler o gibi completo.

Talvez te interesse

Últimas

Com 99% de reciclagem, a Leão Alimentos ainda reduziu 60 toneladas de plásticos, a partir de novas tecnologias...

Categorias