27 de novembro, 2024

Últimas:

Guia prático da faxina: O que você realmente precisa limpar sempre

Anúncios

Quer cuidar da casa mas não sabe por onde começar? Fizemos uma lista do que precisa ser limpo todas as semanas e o que você pode relaxar um pouco.

Na hora da limpeza, pode ser difícil saber o que você precisa lavar toda semana ou pode deixar para fazer de vez em quando.  A fim de não acumular roupa suja na lavanderia, mas também não ficar escravo da faxina, confira a lista que vai te ajudar a se organizar na hora de definir prioridades para a organização da casa.

Anúncios

Faça todas as semanas

Lavar roupa: nada pior do que ficar procurando uma peça de roupa e descobrir que ela está para lavar há um tempão. Por isso, é importante se livrar da tarefa de uma vez. Junte tudo o que está sujo e aproveite para fazer no final de semana, por exemplo. Separe por cores e defina o que pode ou não ir na máquina. Sem contar que a organização na hora de lavar ajuda muito a economizar água.

Anúncios

Trocar os lençóis: não estamos dizendo que você precisa ficar horas passando os lençóis, mas lavá-los todas as semanas também é uma maneira prática que não exige com que você tenha vários enxovais. Duas opções são o suficiente para fazer a rotação semana a semana.

Passar aspirador de pó nos tapetes: o aspirador é uma forma prática e rápida de espantar a poeira. As superfícies acolchoadas como tapetes e sofás merecem ser aspiradas todas as semanas, especialmente, se você é sensível ao pó ou tem rinite alérgica.

Tirar o pó: infelizmente, passar o aspirador não garante que todo o pó seja eliminado da sua casa. Por isso, é importante passar pano em todas as superfícies. Sem contar que o pó pode ajudar a estragar os seus móveis, causando riscos nos acabamentos.

Limpar o banheiro: é horrível ter que gastar muito tempo na limpeza do banheiro e, quanto mais tempo você demora para realizar a tarefa, maior a chance de acumular fungos, bactérias e formar crostas difíceis de tirar. Higienize a pia, o espelho, a privada e o box todas as semanas, e você não precisará gastar muito tempo nisso. Não deixe que a sujeira se acumule entre os furinhos do chuveiro, pois eles podem entupir, estragando o aparelho e acumulando vermes.

Chão da cozinha: é bem provável que sua cozinha seja o local que mais acumule sujeira, uma vez que preparar comida pode envolver respingos óleo e pedacinhos de alimentos que caem no chão sem que você perceba. Não existe nada pior do que entrar na cozinha e perceber que o chão está sujo ou grudento.

Limpar eletrodomésticos: sujeira no forno, microondas e na geladeira cria crostas chatas de tirar. Por isso, higienize sempre os eletrodomésticos da cozinha. O mesmo vale para utensílios. Não corra o risco de perder panelas e acessórios por ter deixados-os na pia por muito tempo. A lavagem correta garante com que os seus utensílios durem mais e possam ser utilizados da melhor forma.

Espelhos: marcas de digitais e poeira se acumulam nas superfícies dos espelhos, o que, muitas vezes, acaba desvalorizando a decoração da sua casa.

Não precisa exagerar

Lavar muita roupa: falamos que é importante eliminar a roupa acumulada na lavanderia todas as semanas, mas não é preciso colocar tudo o que você utilizou na semana na máquina. Economize água e use suas roupas mais de uma vez, a menos que elas estejam com mal cheiro ou realmente sujas. É bem fácil de saber o que pode ou que não pode ser repetido sem precisar lavar.

Enxugar a louça: garantimos que sua vida será bem mais prática se utilizar a louça que está no escorredor para comer. Dessa forma, não é necessário gastar tempo secando e guardando tudo em todas as refeições. Caso você more sozinho, vai perceber que não usa muito mais do que alguns potes, um prato, poucos talheres e duas panelas.

Limpar lustres: eles acumulam poeira, mas não significa que você precisa pegar a escada e passar o pano todas as semanas. Uma vez por mês aproveite para fazer uma faxina mais densa na sua casa e limpe todas as extremidades da melhor forma possível, a fim de poupar o trabalho dobrado durante as semanas seguintes.

Lavar todas as jaquetas: em alguns modelos, há materiais que pedem para não ser lavados sempre. As jaquetas mais grossas podem ser lavadas a cada dois ou três meses, dependendo do uso, já as mais finas, precisam de mais limpeza. Como no Brasil faz muito calor, uma dica é lavar as mais pesadas quando o tempo começar esfriar no mês de abril ou maio. Assim você pode tê-las limpinhas para quando mais precisar.

Lavar as cortinas: cortinas  tecido não pedem tanta limpeza. Já as persianas, acumulam mais poeira e merecem mais atenção. Todavia, não é preciso lavá-las sempre, uma vez que isso pode até estragar o pano. Nesse caso, lave-as uma vez ao ano.

Fonte: Casa e Jardim

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Fluid Quip Technologies (FQT) sente o prazer de anunciar que a unidade São Martinho Boa Vista em Quirinópolis,...

Categorias