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Será que um bloco de anotações e caderno são suficientes para organizar a rotina de trabalho de home office? Essa é uma pergunta que está presente na cabeça de muitas pessoas, especialmente aquelas que aderiram ao modelo de teletrabalho e ainda têm enfrentado dificuldades no planejamento da rotina.
A partir de 2020 empresas e profissionais tiveram que começar a mudar a forma como executam suas atividades. O que parecia ser uma mudança temporária, já vem sendo vislumbrada como definitiva por muitas organizações.
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A rotina do home office
Trabalhar em casa pode parecer difícil para quem não tem nenhuma experiência nesse modelo. Entretanto, após algum tempo fica fácil observar os benefícios que esse modelo traz para os profissionais.
A redução de custos e ganho de tempo (já que o profissional não precisa fazer deslocamentos) são duas vantagens claras. Além disso, a agenda fica mais flexível, o que permite ao trabalhador aproveitar melhor as horas vagas, curtindo a família, praticando alguma atividade física ou de lazer.
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O segredo para manter uma rotina que funcione é estabelecer regras e horários. Assim fica mais fácil manter o foco e reduz as chances de perder a produtividade.
Dicas práticas para organização das tarefas
Mas como organizar as tarefas e a rotina de home office? A seguir, algumas dicas práticas que podem ser implementadas por profissionais de diferentes segmentos:
- Estabeleça um horário para o início e encerramento do expediente;
- Estabeleça horários para pausas;
- Priorize as tarefas mais complexas e urgentes: elas devem estar no topo da sua lista do dia, sendo recomendado executá-las ainda pela manhã;
- Evite distrações, por isso não ligue a televisão e silencie as notificações de redes sociais;
- Para quem está em home office com outros membros da família, o ideal é que cada um fique em um cômodo, pois isso facilita a concentração de todos e evita distrações;
- Tenha uma agenda na qual você registre suas atividades diárias e prazos. Fazer uma checklist das tarefas ajudará no controle e gestão das suas obrigações;
- O método kanban é muito eficiente e ajuda na organização das tarefas. Se você tiver um quadro e blocos adesivos, é possível organizar uma grade de planejamento no home office;
- Invista em um bom computador e tenha os acessórios adequados para executar as suas atividades.
Itens que não podem faltar no home office
Todos sabem que um bom computador e acessórios como teclado, monitor, webcam e mouse são fundamentais para executar as atividades básicas em um escritório em casa.
Além deles, cadeiras confortáveis e ergonômicas, assim como apoios para os pés e pulsos, devem ser prioridade, pensando na saúde e bem-estar dos trabalhadores.
Entretanto, além dos equipamentos de informática e mobiliário, artigos de escritório como planners, blocos auto adesivos, agendas de papel e marcadores de texto são recomendados no home office.
Em termos de organização, a papelaria acaba desempenhando um papel fundamental para quem trabalha em casa. As agendas em papel ajudam a manter um controle das tarefas e os blocos auto adesivos servem como ferramenta para anotar recados, fixar lembretes ou ainda organizar a agenda.
É claro que as demandas de organização dependem muito do perfil de cada profissional. Enquanto alguns conseguem se organizar perfeitamente com agenda eletrônica, outros preferem a agenda de papel. Além disso, as demandas podem variar significativamente de acordo com as atividades executadas. Um profissional que passa o dia digitando precisa ter um teclado adequado, enquanto quem atua na área de design deve investir em um monitor e placa de vídeo de alto desempenho.
Independentemente da área de atuação, sabemos que um profissional bem equipado e que consegue organizar a sua rotina de home office tem um desempenho acima da média.
Conteúdo Produzido para o Jornal Leia Notícias