27 abril, 2024

Últimas:

Guarda Civil Municipal forma 6ª turma de Botucatu e a 1ª turma de Itatinga

Anúncios

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (8), na sede da Guarda Civil Municipal de Botucatu, aconteceu a formatura de um grupo de cinco novos agentes, que depois de serem aprovados em concurso público, passaram por 500 horas de treinamento e agora estão aptos a reforçar a corporação. Também foi formada a primeira turma da recém-criada GCM de Itatinga, com cinco agentes.

O evento contou com a participação dos prefeitos João Cury Neto (Botucatu) e Paulo Apolo (Itatinga); do comandante do 12º BPM/I de Botucatu, Tenente Coronel Jorge Duarte Miguel; do presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador André Rogério Barbosa (Curumim); do secretário municipal de Segurança e Direitos Humanos, Dr. Adjair de Campos; do comandante da GCM de Botucatu, Sérgio Luiz Bavia; do 1º Sargento Aurélio Luís Moura dos Santos, chefe interino do Tiro de Guerra; do presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Clóvis de Almeida Martins; além de outras autoridades e familiares dos formandos.

Anúncios

Os dez novos GCMs {Veja os nomes abaixo} receberam das mãos de seus padrinhos e madrinhas, os brevês de finalização do curso de formação. A turma deste ano teve como paraninfo o subcomandante da GCM de Botucatu e instrutor do curso de formação, Weber Plácido Pimentel. O orador da turma foi o GCM Thiago Devidé e o juramento coube ao GCM Bruno Giovanni Cyriaco.  

Os novos agentes passaram por um curso de formação de 500 horas, com aulas práticas e teóricas que incluíram táticas operacionais, táticos de tiro defensivo, gerenciamento integrado de crises e desastres, patrulhamento comunitário, ética e cidadania, entre outros temas. Ao final da capacitação, os guardas ainda realizaram estágio supervisionado de 60 horas, no qual puderam vivenciar a rotina de todos os postos de atividades da GCM. No caso de Botucatu, eles substituem antigos agentes que deixaram a corporação para seguir diferentes carreiras.

Anúncios

O secretário de Segurança e Direitos Humanos, Dr. Adjair de Campos, fez questão de parabenizar os novos formandos e enaltecer o trabalho que vêm sendo realizado pelo governo municipal na área de segurança pública. “A partir de 2009, a GCM ganhou um novo direcionamento, tornando-se uma guarda comunitária, atuando em estrita parceria com as demais forças de segurança. Hoje a corporação é referência para mais de sessenta cidades, não só do estado de São Paulo mas de todo o Brasil. Inclusive mantendo intercâmbio com organismos internacionais como a SWAT norte-americana”, destacou.

O prefeito de Itatinga, Paulo Apolo, agradeceu o apoio da GCM de Botucatu na formação dos primeiros agentes que passarão a reforçar a segurança no município vizinho. “O foco de nossas ações tem que ser o bem estar e a melhoria da qualidade de vida do cidadão. Foi uma luta e um desafio muito grande criar a Guarda Municipal em Itatinga. Mas alcançamos essa vitória que trará mais tranquilidade e segurança à nossa população. Queremos, um dia, ser referência como acontece com a GCM de Botucatu”, declarou.

Em seu discurso, o prefeito de Botucatu, João Cury Neto, enalteceu a qualidade do serviço prestado pela GCM. “Desde 2009 foram feitas mais de mil prisões sem que a Guarda disparasse um tiro sequer. Isso demonstra o preparo e a capacidade de ação de nossos agentes, que passam por rigoroso treinamento e qualificação contínua para o cumprimento de suas funções. O expressivo número de chamados nesses anos demonstra o grau de confiança da população em relação à corporação. Desejo felicidades e sucesso aos novos agentes. Que Deus os abençoe”, comentou. 

Sobre a GCM – A Guarda Civil Municipal foi criada através da Lei Municipal 4.576 de 1º de julho de 2004. A instituição teve sua 1ª turma formada em 2006, com 30 agentes. Com a reestruturação, em 2009, a GCM ampliou o atendimento à população de Botucatu. Destaque à integração existente com as policias Civil e Militar, o que possibilitou que o Município fosse considerado nos últimos anos o mais seguro do Estado de São Paulo dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Nos últimos sete anos, os números da GCM de Botucatu são expressivos: 235 mil solicitações pelo telefone 199; mais de 240 mil atendimentos (70% deles com ações comunitárias); além de 1114 prisões.

Formandos/ GCM Botucatu

TATIANA SILVESTRE CHAGAS

VALDENI ALVES DA SILVA

BRUNO GIOVANNI CYRIACO

THIAGO DEVIDE 

RAFAEL COSTA GRACILIANO DE OLIVEIRA

Formandos/ GCM Itatinga

LEONARDO FERREIRA DE JESUS

RODRIGO LEAL DE OLIVEIRA

EDSON VALDOMIRO

MARCELO DE OLIVEIRA TARGINO

LOURIVAL DOS SANTOS

Veja Galeria de Fotos: 


Fonte: Prefeitura de Botucatu

Últimas

HCLTech informa receita de US$ 13,3 bilhões no ano fiscal de 24, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior

27/04/2024

Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e combinação...

Categorias