28 março, 2024

Últimas:

Guarda Ambiental resgata cobra de três metros em jardim

Anúncios

Uma jiboia de cerca de três metros, encontrada no jardim de uma casa no bairro do Engenho do Mato, em Niterói, no Rio de Janeiro, assustou moradores na manhã desta sexta-feira.

A serpente foi resgatada por integrantes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói e reintegrada à natureza na área do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET). Os agentes chegaram até o local através de uma ligação dos moradores para o número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Anúncios

A Guarda ambiental orienta os moradores a entrarem em contato com o número 153 sempre que encontrarem um animal silvestre, para que as equipes possam fazer o resgate de forma segura.

Somente em 2021, as equipes resgataram mais de 200 serpentes. Quando se tratam de espécies venenosas, elas são levadas para o Instituto Vital Brazil. Os animais não peçonhentos são reintegrados em áreas de proteção ambiental.

Anúncios

Reintegração

A Guarda Ambiental tem um procedimento para cada tipo de demanda. Após serem acionados, os agentes capturaram o animal que, logo em seguida, teve suas condições físicas avaliadas pela equipe. Caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado à unidade de conservação mais próxima.

Já os que foram capturados e apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil, quando é o caso de cobra venenosa.

Fonte: Meia Hora

Últimas

Tendências no marketing é tema de podcast

Tendências no marketing é tema de podcast

28/03/2024

Especialista revela os três pilares fundamentais para implementar o marketing nas organizações: a consistência da marca...

Categorias