28 março, 2024

Últimas:

Grupos de direitos humanos pedem intervenção da ONU na fronteira entre Venezuela e Colômbia

Anúncios

Grupos de direitos humanos na Venezuela e na Colômbia pediram, nesta quarta-feira (31) para que a ONU nomeie um enviado para resolver a crise humanitária causada por um confronto entre tropas venezuelanas e grupos armados colombianos.

A Colômbia estima que cerca de 4.000 venezuelanos atravessaram a fronteira desde o dia 21 de março —na ocasião, houve uma ofensiva do exército da Venezuela.

Anúncios

Uma parte desses exilados acusou os soldados venezuelanos de prisões arbitrárias, morte de civis, saques e incêndios a residências.

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, negou que isso tenha acontecido.

Anúncios

Cerca de 60 grupos de direitos humanos assinam a carta em que afirmam que consideram “urgente que o Secretário Geral da ONU aponte um enviado especial para a crise da fronteira”.

A ONU ainda não respondeu a pedidos de entrevista.

Na semana passada, o governo de Nicolás Maduro disse que dois soldados foram mortos em confrontos, e que grupos armados haviam colocado minas terrestres na região.

Grupos civis afirmaram que ao menos quatro pessoas foram mortas pelas forças especiais do governo enviadas à área.

Velório de um civil venezuelano que foi morto durante o confronto entre militares do país com grupos armados da Colômbia (Fotos: Reprodução)

O presidente da Colômbia, Ivan Duque, disse que o governo da Venezuela dá apoio a dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN). Maduro nega que dê apoio a esses grupos.

Fonte: Yahoo!

Últimas

A PCI Pharma Services, líder em CDMO, lança seu primeiro relatório abrangente de ESG

28/03/2024

Os destaques incluem metas ambientais baseadas na ciência do clima, capacitação da força de trabalho, foco...

Categorias