Anúncios
Um grupo de 12 brasileiros foi detido na Guiana ao ser flagrado em um micro-ônibus transitando sem a autorização sanitária imposta pelo governo do país para combater o coronavírus. A informação foi divulgada na quarta-feira (5) pelo Vice-Consulado do Brasil em Lethem, na fronteira com a Roraima.
Todos os brasileiros foram colocados em quarentena, informou o Vice-Consulado. A embaixada do Brasil em Lethem foi informada nessa quinta sobre o caso.
Anúncios
Os brasileiros foram detidos na cidade de Liden por agentes que atuam na National Task, uma espécie de força tarefa criada pelo governo guianense para fiscalizar quem descumpre as regras contra a disseminação da Covid-19. A Guiana tem 509 casos de coronavírus e 22 mortes.
Desde o início da pandemia, a fronteira do Brasil com a Guiana foi fechada para conter o avanço do coronavírus. A região fica localizada no município de Bonfim, ao Norte de Roraima.
Anúncios
De acordo com o Vice-Consulado, durante a pandemia a circulação de veículos coletivos é controlada pela Força Tarefa Nacional e o micro-ônibus não tinha permissão para transitar.
Ainda não há confirmação de quando o grupo foi detido.O Vice-Consulado suspeita que tenha sido na última segunda-feira (3).
Agora, o grupo foi colocado em quarentena na cidade de Linden, onde devem fazer o exame de detecção do coronavírus. Após os resultados, ele devem ser levados à fronteira para retornarem ao Brasil.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que o setor consular de sua Embaixada na Guiana presta toda assistência legal e materialmente possível aos cidadãos brasileiros, “respeitando-se os tratados internacionais vigentes e a legislação local, conforme estabelecido pela Convenção de Viena sobre Relações Consulares, o Regimento Interno da Secretaria de Estado das Relações Exteriores e o Manual de Serviço Consular e Jurídico do Itamaraty.”
Fonte: G1