Anúncios
A greve da Unesp – incluindo o câmpus de Botucatu -, entra em seu terceiro dia com a adesão efetiva dos professores e atividades programadas para esta quarta-feira, 30, véspera de feriado. A agenda inclui apreciação da proposta de reajuste oferecida pelo Conselho de Reitores das Universidades Públicas de São Paulo (Cruesp), além de mobilização com as demais categorias já paralisadas.
Ontem, professores da universidade promoveram reunião na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), para ratificar a rejeição à proposta apresentada pela reitoria da Unesp, de reajustar os salários em 1,5%, e analisaram o estado de greve, bem como a adesão de servidores técnico-administrativos e o apoio de alunos.
Anúncios
Em carta aberta, a Associação dos Docentes da Unesp (AD), entidade representativa dos mais de 850 professores das quatro unidades existentes em Botucatu – Faculdades de Medicina; Medicina Veterinária e Zootecnia; de Ciências Agronômicas
e Instituto de Biociências -, frisa que a política de reajuste salarial da universidade se tornou insuficiente para suprir as constantes perdas inflacionárias.
Anúncios
“Há pelo menos três anos a comunidade universitária vem se submetendo a um significativo arrocho salarial, com acréscimo de trabalho em decorrência da falta de reposição de pessoal e restrição de verbas de custeio para a manutenção das atividades das unidades”, frisa o documento distribuído à comunidade universitária de Botucatu.
No comunicado, a Associação dos Docentes da Unesp cita que a inflação oficial acumulada de 2015 a 2017 foi de 19,25%.
Seria necessário, conforme estimativa da entidade, aumento superior a 16% para o alinhamento nos vencimentos comparativamente com os funcionários das outras duas universidades públicas estaduais, Universidade de São Paulo (USP) e Unicamp.
A Unesp conta com mais de 3.700 professores nas mais de 34 unidades instaladas em 24 cidades paulistas. Fornecem suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade, mais de 6.700 funcionários.
Os 136 cursos de graduação contemplam 33 mil alunos e nos programas de pós-graduação mais de 14 mil alunos estão inscritos.
Fonte: Jornal Leia Notícias Por Flávio Fogueral