28 de dezembro, 2024

Últimas:

Greve da Unesp em Botucatu: professores aderem à paralisação no câmpus de Rubião Júnior

Anúncios

A greve da Unesp – incluindo o câmpus de Bo­tucatu -, entra em seu terceiro dia com a adesão efetiva dos professores e atividades programadas para esta quarta-feira, 30, véspera de feriado. A agenda inclui apreciação da proposta de reajuste oferecida pelo Conselho de Reitores das Univer­sidades Públicas de São Paulo (Cruesp), além de mobilização com as de­mais categorias já parali­sadas.

Ontem, professores da universidade promove­ram reunião na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), para ratificar a re­jeição à proposta apre­sentada pela reitoria da Unesp, de reajustar os salários em 1,5%, e anali­saram o estado de greve, bem como a adesão de servidores técnico-admi­nistrativos e o apoio de alunos.

Anúncios

Em carta aberta, a As­sociação dos Docentes da Unesp (AD), entidade re­presentativa dos mais de 850 professores das qua­tro unidades existentes em Botucatu – Faculdades de Medicina; Medicina Veterinária e Zootecnia; de Ciências Agronômicas

e Instituto de Biociências -, frisa que a política de reajuste salarial da uni­versidade se tornou in­suficiente para suprir as constantes perdas infla­cionárias.

Anúncios

“Há pelo menos três anos a comunidade uni­versitária vem se subme­tendo a um significativo arrocho salarial, com acréscimo de trabalho em decorrência da falta de reposição de pessoal e restrição de verbas de custeio para a manuten­ção das atividades das unidades”, frisa o docu­mento distribuído à co­munidade universitária de Botucatu.

No comunicado, a As­sociação dos Docentes da Unesp cita que a inflação oficial acumulada de 2015 a 2017 foi de 19,25%.

Seria necessário, con­forme estimativa da enti­dade, aumento superior a 16% para o alinhamento nos vencimentos compa­rativamente com os fun­cionários das outras duas universidades públicas estaduais, Universidade de São Paulo (USP) e Uni­camp.

A Unesp conta com mais de 3.700 professo­res nas mais de 34 unida­des instaladas em 24 cida­des paulistas. Fornecem suporte às atividades de ensino, pesquisa e exten­são da universidade, mais de 6.700 funcionários.

Os 136 cursos de gra­duação contemplam 33 mil alunos e nos progra­mas de pós-graduação mais de 14 mil alunos es­tão inscritos.

Fonte: Jornal Leia Notícias Por Flávio Fogueral

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios O Prefeito de Botucatu, Mário Pardini, divulgou que neste final de semana e no feriado do Ano Novo, 10...

Categorias