30 abril, 2024

Últimas:

Grécia inicia programa de compensação para turistas afetados por incêndios

Anúncios

O governo da Grécia está oferecendo uma compensação aos turistas que foram afetados pelos incêndios florestais ocorridos na famosa ilha de Rodes, em julho do ano passado. Na época, 25 mil pessoas que visitavam o local foram obrigadas a ir embora por causa do fogo.

Para quem estava em hotéis que foram evacuados, será dado um voucher eletrônico no valor de 300 euros (aproximadamente R$ 1,6 mil) a 500 euros (R$ 2,7 mil) para cobrir as despesas com estadia durante uma semana. O benefício é válido apenas para hotéis, e não Airbnb e outros tipos de acomodações privadas, e na baixa temporada, de agora até 31 de maio e de 1 de outubro a 15 de novembro.

Anúncios

Uma mulher entra no mar em praia onde incêndios florestais destruíram a floresta, em Glystra, perto da vila de Gennadi, no sul da ilha grega de Rodes, em 2023 (Foto: Um Só Planeta)

As autoridades do turismo em Rodes disseram que a adesão tem sido grande, com mais de 5 mil turistas já inscritos. E qualquer pessoa que esteve hospedada em áreas afetadas pelos incêndios é elegível, informou Yannis Papavasiliou, que dirige o sindicato dos hoteleiros da ilha, ao jornal The Guardian.

Mas colocar o projeto em prática não foi fácil, segundo Myron Flouris, secretário-geral do ministério do turismo grego. “Tem sido um processo muito complicado, sobretudo porque somos o primeiro país do mundo a fazer isto”.

Anúncios

Devastação deixada pelo incêndio na aldeia de Kiotari, no sudeste da ilha turística de Rodes, na Grécia (Foto: Um Só Planeta)

Novos incêndios

O primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, visitou a ilha de Rodes esta semana. Falando na conferência de imprensa “Turismo da UE: Resiliência na Era da Crise Climática”, ele explicou que é provável que os incêndios florestais continuem na região devido ao aquecimento da temperatura do planeta.

“Todo o Mediterrâneo é um hotspot para as mudanças climáticas. Isso, estatisticamente, significa que teremos mais incêndios e provavelmente mais inundações”, observou ele.

Fonte: Um Só Planeta

Últimas

Congresso da EAACI 2024: Inovação e Avanços no Tratamento da Alergia

30/04/2024

Anúncios Durante o congresso serão apresentadas mais de 150 sessões científicas, centradas nos avanços da ciência...

Categorias