21 de outubro, 2024

Últimas:

GP do Canadá de F1 2023: Verstappen leva pole; veja grid de largada

Anúncios

A estrela do GP do Canadá 2023 por enquanto é a chuva, mas o atual bicampeão da Fórmula 1 e líder da temporada já está roubando esse protagonismo. Debaixo de muita água, Max Verstappen garantiu sua 25ª pole position, a quinta de 2023 e a terceira consecutiva. Ao seu lado largará Fernando Alonso, depois que Nico Hulkenberg foi punido por ultrapassar limites de velocidade sob bandeira vermelha. Lewis Hamilton ficou com o terceiro posto após sanção ao alemão da Haas.

– Acho que o carro melhorou. Acabamos de tomar todas as decisões certas, então é claro que estou muito feliz por estar na pole aqui – disse Verstappen depois da classificação.

Anúncios

O GP do Canadá acontece neste domingo (18/6), às 15h (horário de Brasília).

Max Verstappen conquistou pole de número 25 da carreira na F1, no GP do Canadá de 2023 (Foto: Reprodução)

Essa é a segunda pole position de Verstappen no GP do Canadá. Em 2022, o bicampeão também largou da primeira colocação – e venceu no Circuito Gilles Villeneuve.

Anúncios

Hulkenberg havia feito a segunda melhor volta no início do Q3 e mantido-a porque a chuva impediu os outros pilotos de voltarem pra pista. Porém, ele foi notificado após a sessão classificatória por não ter respeitado o limite de velocidade sob a bandeira vermelha provocada pela quebra de Guanyu Zhou e punido com a perda de três posições no grid, além de levar um ponto na superlicença.

A segunda colocação havia valido ainda como um dos melhores resultados de sua carreira, atrás apenas da pole no GP do Brasil de 2010 e igualando o GP da Áustria de 2016, quando se classificou na primeira fila. Para a Haas, foi a melhor posição de largada desde a pole position de Kevin Magnussen no GP de São Paulo de 2022.

Festa nos boxes da Haas após segundo lugar de Nico Hulkenberg no grid inicial do GP do Canadá de 2023 da F1 (Foto: Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1)

Outra punição foi emitida logo após a bandeira quadriculada: Carlos Sainz, originalmente oitavo colocado, perde três posições por ter atrapalhado Pierre Gasly em volta rápida. Depois, foi a vez de Lance Stroll perder três posições no grid e cair de 13º para 16º pelo mesmo incidente com Esteban Ocon.

Grid de largada do GP do Canadá:

  1. Max Verstappen – RBR
  2. Fernando Alonso – ASTON MARTIN
  3. Lewis Hamilton – MERCEDES
  4. George Russell – MERCEDES
  5. Nico Hulkenberg – HAAS
  6. Esteban Ocon – ALPINE
  7. Lando Norris – MCLAREN
  8. Oscar Piastri – MCLAREN
  9. Alexander Albon – WILLIAMS
  10. Charles Leclerc – FERRARI
  11. Carlos Sainz – FERRARI
  12. Sergio Perez – RBR
  13. Kevin Magnussen – HAAS
  14. Valtteri Bottas – ALFA ROMEO
  15. Yuki Tsunoda – ALPHATAURI
  16. Lance Stroll – ASTON MARTIN
  17. Pierre Gasly – ALPINE
  18. Nyck De Vries – ALPHATAURI
  19. Logan Sargeant – WILLIAMS
  20. Zhou Guanyu – ALFA ROMEO
Grid de largada do GP do Canadá 2023 (Foto: Reprodução Twitter)

*O resultado original da classificação foi alterado às 21h35 (horário de Brasília) para atualização em decorrência das punições de Carlos Sainz, Lance Stroll e Nico Hulkenberg, que perdem três posições no grid.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Durante a Fire Show, os visitantes terão a oportunidade de participar de demonstrações com um instrutor especializado, que apresentará as...

Categorias