Anúncios
Um dos principais anseios de Botucatu na área da saúde pode não se concretizar. O Governo do Estado não vislumbra a criação da Diretoria Regional de Saúde VIII, que ficaria sediada no município. A informação foi dada nesta quarta-feira, 25, pelo titular da pasta, José Henrique Germann Ferreira e reafirmada pelo governador João Dória (PSDB).
A declaração ocorreu durante evento onde o governo estadual reuniu diversas rádios do interior. Segundo o secretário da Saúde, há estudos para uma ampla regionalização dos serviços por todo o território paulista. Os custos para a implantação da diretoria giram em torno de R$ 5 milhões.
Anúncios
“Hoje temos 17 regionais e a inclusão de mais uma regional, que seria em Botucatu, está descartada. Nós não temos condição de colocar uma nova regional no estado de São Paulo”, disse Ferreira. Doria, por sua vez, fez apenas um comentário breve reafirmando a decisão do secretário, sem entrar em detalhes.
A criação da Diretoria Regional de Saúde era um pleito articulado recentemente pelo deputado estadual Fernando Cury (Cidadania, antigo PPS). O ato que confirmou a viabilização da DRS-18 ocorreu em 6 de dezembro de 2018, por meio do decreto nº63.906, do então governador Márcio França (PSB), adversário político derrotado por Dória, o qual teve apoio de Fernando Cury.
Anúncios
Pelo projeto a nova diretoria de saúde contemplaria mais de 50 municípios, alguns dos quais integravam a Diretoria Regional de Saúde de Bauru (DRS-VI). Mesmo com a oficialização por lei, a diretoria jamais saiu do papel, fazendo com que Cury tivesse diversas reuniões com o governo estadual para as tratativas.
A reportagem entrou em contato com a assessoria do deputado Fernando Cury para um posicionamento oficial sobre o assunto. O parlamentar ainda não se pronunciou.
Flávio Fogueral – Jornal Leia Notícias