05 de julho, 2025

Últimas:

Governo de SP inicia testagem da vacina contra Covid nesta terça-feira

Anúncios

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (20) que os testes com a CoronaVac, a potencial vacina produzida em parceria do laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan, começam na terça-feira (21). Parte das doses da vacina chinesa que será testada no Brasil contra o coronavírus chegaram a São Paulo na madrugada e aguardam liberação no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

As 20 mil doses que chegaram na capital paulista nesta segunda devem ser utilizadas a partir da terça em cerca de 890 voluntários — médicos e paramédicos — no Hospital das Clínicas. Quem receber as doses deverá ser monitorado a cada duas semanas pelos pesquisadores. A previsão é que os primeiros resultados saiam em 90 dias. Pesquisadores internacionais poderão acompanhar os testes, garantindo transparência em todo o andamento.

Anúncios

 “Um grande dia para ciência brasileira. Dia de esperança para milhões de brasileiros e pessoas de outros países que também receberão doses da CoronaVac“, disse o governador João Doria. Se tudo der certo, a vacina contra o coronavírus será produzida no início de 2021 e distribuída para todo o país, de forma gratuita, através do SUS.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse acreditar que o Brasil está em uma posição de expectativa não só para os brasileiros, mas para o mundo. “Podemos ter aqui a primeira vacina a ser usada em massa. E essa perspectiva, em termos temporais, é muito favorável. Estamos no meio de uma epidemia, temos muito casos e é um cenário ideal para testá-la.” Ele declarou que a CoronaVac é a vacina mais avançada em termos de histórico.

Anúncios

O Estado de São Paulo tem nesta segunda 416.434 casos confirmados de Covid-19 e 19.788 óbitos. A taxa de ocupação das UTIs, no Estado, é de 66,8%. Na Grande São Paulo esse número é de 64,9%. Entre os internados, confirmados e suspeitos, 5.852 estão em UTI e 8.746 estão em enfermaria. Os números estão dentro das expectativas projetadas para a segunda quinzena de julho.

Serão 12 centros de pesquisa em seis estados que vão testar a CoronaVac nos 9 mil voluntários. Em São Paulo, são: Centro de Pesquisas Clínicas do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Hospital das Clinica da Unicamp, Faculdade de Medicina de Rio Preto e Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

Fora de São Paulo estão o Núcleo de Medicina Tropical da UNB (Brasília), Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas – Fiocruz (Rio de Janeiro), Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos da UFMG (Minas Gerais), Hospital São Lucas da PUC-RS (Rio Grande do Sul) e Hospital das Clínicas da UFPR (Paraná).

Jovem Pan

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Levantamento oficial mostra alta procura por uniões civis no primeiro semestre do ano Botucatu registrou 446 casamentos civis entre...

Categorias