Governo de SP entrega duas creches na região de Botucatu

Na última sexta-feira (30), o Vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e a Secretária Executiva da Educação, Renilda Peres, entregaram mais duas unidades do Programa Creche Escola na região de Botucatu. Tratam-se da 149ª e 150ª creche escola da atual gestão e suas construções, nos municípios de São Manuel e Cesário Lange, foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 3,5 milhões da Secretaria Estadual da Educação em parceria com as prefeituras locais.

“Quem muda o começo da história, muda a história por inteiro. Este é o significado deste programa Creche Escola”, declarou Rodrigo Garcia.

A EMEI Professora Maria do Carmo Casquel Monti, em São Manuel, e a EMEB José Roque Soares – “José Amâncio”, em Cesário Lange, têm capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos, cada.

Ambos prédios possuem salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. As unidades também respeitam todas as normas de segurança e de acessibilidade.

“Na educação as coisas acontecem. E neste momento em que precisamos de muita esperança, a gente precisa dar atenção às nossas crianças e adolescentes, como precisamos cuidar dos nossos profissionais da educação que estão nas creches e nas escolas”, afirmou Renilda Peres.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A Pasta, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 481 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 140 estão em execução. Na região de Botucatu já foram entregues 17 unidades e outras 3 estão em construção com previsão de 390 novas vagas.

Scroll Up