20 abril, 2024

Últimas:

Governo de SP cria centro de contingência para monitorar casos suspeitos de coronavírus

Anúncios

O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (26) a criação de um centro de contingência para monitorar casos de coronavírus no estado. A decisão foi tomada depois que o primeiro caso da doença no Brasil foi confirmado na capital paulista. Segundo o Ministério da Saúde, outros 20 casos estão em investigação, sendo 11 em São Paulo.

A função do centro de contingência será coordenar ações contra a propagação do Covid-19. O grupo será presidido pelo infectologista David Uip e contará com profissionais do Instituto Butantan e médicos das redes pública e privada, sob a supervisão do Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Anúncios

O paciente com a confirmação da doença é um homem, de 61 anos, que mora em São Paulo e viajou ao norte da Itália.

São acompanhadas pela secretaria 30 pessoas que encontraram o paciente para um almoço de família no domingo (23) e 4 passageiros de São Paulo que tiveram contato com ele no avião, procedente de Milão com escala em Paris. Durante a coletiva, foi divulgada a informação de que o avião não estava cheio e que o paciente estava em um espaço restrito da aeronave, possivelmente a classe executiva.

Anúncios

Os membros do comitê confirmam que há, em outros estados, pessoas que tiveram contato com o paciente no avião. No entanto, a equipe não sabe dizer nem quais estados nem quantas pessoas. Segundo eles, esta informação cabe ao governo federal.

“Todas as medidas foram tomadas, a população do município pode ficar tranquila. Há 4 contactantes no estado de São Paulo, que foram procurados e informados sobre o caso e devem ficar atentos a possíveis sintomas”, afirmou Solange Saboia, coordenadora da Vigilância em Saúde do município (Covisa), durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira.

O paciente com coronavírus está em isolamento domiciliar. Segundo os profissionais que fazem parte do centro de contingência, as pessoas que tiveram contato ele não são consideradas casos suspeitos pois não apresentaram sintomas da doença. Também não é necessária a realização de quarentena para quem teve contato.

Apesar disso, o governo federal considera que dos 20 casos suspeitos no Brasil, um não viajou para fora do Brasil, mas teve contato com o caso confirmado na capital.

“Fizemos sugestões aos contatos mais diretos que evitem aglomerações, maior número de pessoas. E o caso [confirmado] está em isolamento domiciliar, usa máscara, existe um protocolo de eliminação de resíduos domiciliares. O lixo tem todo um protocolo, estão todos orientados”, disse Solange Saboia.

O infectologista David Uip afirmou que o setor público está preparado para lidar com a doença.

“Nós temos a atenção primária, que é dos municípios. A intermediária são os ambulatórios especializados. E os hospitais de grande complexidade, esses estão no fim da linha, só pros casos graves. O estado de São Paulo tem um número de leitos muito suficiente. São mais de 7 mil leitos de UTI distribuídos por todo o estado, então nós temos competência pra atender aquilo que for preciso”, disse.

Sobre o acompanhamento feito nos aeroportos, David Uip destacou que a conduta não deve ser de monitorar todas as pessoas advindas de locais onde há circulação do vírus. “Eu acho muito pouco efetivo você ficar medindo temperatura de paciente assintomática”, afirmou.

Brasileiro com Coronavírus

O primeiro caso de coronavírus na América Latina foi confirmado nesta quarta-feira (26) pelo Ministério da Saúde. Além dele, há outros 20 casos em investigação e 59 suspeitas já foram descartadas.

O paciente é um homem, de 61 anos, que mora em São Paulo e viajou ao norte da Itália. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o paciente com Covid-19, estava assintomático e, depois de alguns dias, procurou um serviço de saúde com sintomas respiratórios. Antes, ele havia participado de uma reunião familiar, o que levou o Ministério da Saúde a colocar 30 pessoas que tiveram contato com ele em observação.

A confirmação da infecção por coronavírus foi feita pelo hospital Albert Einstein, que registrou a suspeita e fez um teste, que deu positivo. O caso foi para o Instituto Adolfo Lutz para contraprova, que foi concluído em três horas, confirmando o resultado.

Em nota, o hospital Albert Einstein informou que “o paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias”.

A instituição disse ainda que “a equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele”.

Dicas de Prevenção

  1. Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  2. Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  3. Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  4. Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  5. Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  6. Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  7. Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Como é o diagnóstico de coronavírus pelo Ministério da Saúde (Foto: Arte/G1)

Fonte: G1

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias