Anúncios
O governo de São Paulo anunciou neste domingo (27) a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 60 anos a partir do dia 5 de abril.
Em coletiva de imprensa durante a realização do chamado “domingão da vacinação”, o governador João Doria (PSDB) afirmou que cerca de 4,5 milhões de pessoas já poderão tomar essa segunda dose de reforço a partir dessa nova data.
Anúncios
Segundo a coordenador do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, a quarta dose poderá ser tomada apenas para quem já se imunizou há mais de quatro meses com a terceira dose.
O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que o público elegível dessa nova etapa poderá tomar a vacina da gripe em conjunto, sem o risco de ter reações adversas ou perda de eficácia de nenhum dos dois imunizantes.
Anúncios
“Os trabalhos científicos realizados destacaram, já no ano passado, que era possível aplicar as duas vacinas concomitantemente, sem risco de reações ou de perda de eficácia e proteção de um ou outra vacina. Então, dessa forma, estamos fazendo o que a Organização Mundial da Saúde (OMC) faz e preconiza, que é a possibilidade de dar concomitantemente a vacina da gripe e da Covid-19 sem qualquer risco”, afirmou o secretário.
O Ministério da Saúde havia anunciado a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos no último dia 23 de maio, para o público acima de 80 anos. Os imunizantes começaram a ser aplicados nessa faixa de idade no estado de SP dois dias antes do anúncio federal, em 21 de março.
Fonte: G1