Gourmet: Receita de Atum na brasa com gergelim para harmonizar com Pinot Noir

O atum se tornou o peixe mais cobiçado do mundo

O grande peixe é muito conhecido pela carne firme, uma das mais saborosas dos mares e se popularizou ainda mais com o sucesso da culinária japonesa, na qual o peixe é um dos destaques, se tornando um dos favoritos globais.

Com uma carne suculenta, o atum é usado desde os pratos mais simples até à alta gastronomia e o preço pode variar muito dependendo da espécie.

Como preparar a crosta de gergelim:

  • 2 colheres (sopa) de pimenta branca em grãos;
  • 5 colheres de coentro em grãos;
  • 5 colheres (sopa) de gergelim branco;
  • 5 colheres (sopa) de gergelim preto.

Primeiramente, para o preparo da crosta, é preciso moer os grãos da pimenta branca e do coentro. Após moídos, acrescente o gergelim branco e o gergelim preto, misture-os e reserve os grãos em uma travessa.

Ingredientes e modo de preparo do molho agridoce:

  • 1 xícara de vinagre balsâmico;
  • ½ xícara de saquê;
  • 1 colher de sopa de açúcar.

Comece o preparo do molho antes mesmo de grelhar o peixe, já que o processo do molho é mais demorado que o atum.

Com a frigideira aquecida, acrescente o vinagre, o saquê e o açúcar. Para o processo de redução do molho, misture bem todos os ingredientes, até obter a consistência desejada.

Após finalizar, desligue e reserve.

Preparação do Atum e finalização do prato:

Tempere o atum com azeite e sal. Para reforçar o sabor, tempere ambos os lados do peixe, para que o tempero pegue por completo.

Em seguida, passe o atum nos grãos moídos, para que forme a crosta e coloque-o na grelha da churrasqueira

Fique ligado, o tempo médio para selar o atum é bem rápido, só 30 segundos de cada lado. Retire o peixe da churrasqueira Flame, fatie e sirva-o com o molho agridoce.

Dica de Harmonização: Atum + vinho Pinot Noir

A pinot noir é uma uva tinta da família das Vitis vinifera, originária da França. A casta é muito delicada e bem exigente com seu lugar de cultivo, apresenta bagos pequenos e de casca bem fina e precisa de regiões com clima moderadamente fresco para amadurecer por completo.

Na Página dos Vinhos você encontra os melhores rótulos da vinhos com uvas Pinot Noir. A dica para harmonizar com o atum na brasa é o Oops – Vinho tinto intenso e exuberante, que se revela uma grata surpresa na boca. Foi elaborado com Pinot Noir da Região do Valle de Leyda, lugar de reputação por fazer vinhos frutados e muito elegantes!

 Receita Atum na brasa com gergelim para harmonizar com Pinot Noir