Anúncios
Cubinhos de tomate, cebola e cheiro verde remetem diretamente ao vinagrete, molho que é sempre bem-vindo e um coringa quando o assunto são carnes. “Ele combina com todo o tipo de preparo: assados, grelhados, churrasco e até nos guisados”, comenta a chef Daniele Johnnei, do Danielle Johnnei Eventos, em Recife (PE). “Ao lado de uma farofa, é a dupla perfeita que acompanha com maestria qualquer proteína, de bife e picanha à costela e mignon. Para ficar ainda mais imbatível, coloque no prato uma banana”, sugere.
O vinagrete pode variar porque, originalmente, vinagrete é um termo culinário que deriva da cozinha francesa e foi criado para ser uma base de molho para saladas. Uma fórmula que prevê ingredientes ácidos e gordura. Ou seja, para o primeiro item podem ser usados itens como vinagre – de álcool, de arroz, de maçã, balsâmico; limão, laranja, mostarda. Já para o segundo quesito podem ser usados azeite de oliva, óleos como o de canola, de gergelim, entre outros. A partir desse molde, o que vale é combinar ingredientes, especialmente legumes, frutas, especiarias, ervas e temperos.
Anúncios
Um primeiro passo para ir um pouquinho além dito como clássico em terras brasileiras – a base de tomate e cebola – é preparar o tradicional nordestino. “Ele leva pimentões verdes. Mas, para dar um colorido, gosto de mesclar com o vermelho e o amarelo. Sai a salsa e entra o coentro; e a cebola é metade branca, metade roxa”, explica a chef.
Outra versão sugerida é a oriental com pepino comum ou japonês, manga, gengibre, sal ou shoyu, vinagre de arroz e óleo de gergelim. Vale lembrar que os cortes dos ingredientes não precisam sempre seguir os cubinhos e o limão, mesmo nos casos em que outro componente ácido entrar, pode trazer um cítrico diferente e bem agradável à receita:
Anúncios
Vinagrete clássico
Ingredientes
1 cebola média
4 tomates
100 ml de água
50 ml de azeite de oliva
4 colheres de sopa de vinagre branco
Cheiro verde (salsa e cebolinha) a e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Pique a cebola e tomate em cubinhos.Pique o cheiro verde.Em uma tigela, misture tudo, mexa, e leve para geladeira para descansar e apurar sabores por 30 minutos.
Vinagrete nordestino
Ingredientes
1/2 cebola média (pode usar parte branca, parte roxa)
4 tomates
100 ml de água
50 ml de azeite de oliva
4 colheres de sopa de vinagre branco
Coentro e cebolinha a gosto
½ pimentão verde
½ pimentão amarelo
½ pimentão vermelho
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Pique os pimentões, a cebola e o tomate em tirinhas.
Pique o coentro e a cebolinha. Em uma tigela, junte tudo e mexa bem.
Leve para geladeira para descansar e apurar sabores por 30 minutos.
Vinagrete oriental
Ingredientes
2 pepinos comuns (retire as sementes) ou 1 japonês
25 ml de óleo de gergelim
25 ml de azeite de oliva
100 ml de água
4 colheres de sopa de vinagre de arroz
1 manga média Sal e pimenta-do-reino a gosto
Gergelim preto a gosto
1 colher de sobremesa de gengibre ralado ou em lâminas
Modo de preparo
Corte o pepino em lascas.Pique a manga em cubinhos. Junte tudo em uma vasilha, menos a manga; incorpore bem. Leve para a geladeira para apurar sabor por, no mínimo, 1 hora. Pouco antes de servir, junte a manga.
Dica: é opcional a troca do sal pelo shoyu; neste caso, use o gergelim branco.
Fonte: Academia da Carne