Anúncios
O medo de contrair dengue em São Manuel (SP) tem colocado os moradores da cidade na mira de pessoas mal-intencionadas que se passam por fiscais da prefeitura para cobrar por um serviço que é feito de graça.
Além da tentativa deste tipo golpe, a situação pode favorecer um risco maior através de criminosos que se utilizam deste “disfarce” para poder entrar nas casas.
Anúncios
Por conta disso, a prefeitura fez um alerta contra a presença de falsos agentes de controle de endemias que pedem para inspecionar os quintais em busca de criadouros da dengue ou de escorpiões, mas cobrando pelo serviço.
A produtora cultural Regina Catalan foi uma das moradoras que recebeu esse tipo de “visita” de pessoas que se identificaram como agentes da prefeitura. “Eu achei meio estranho, fiquei desconfiada, e perguntei se eles eram mesmo da prefeitura. A pessoa disse que era ‘particular’ e que precisava cobrar por isso”, disse Regina.
Anúncios
Para identificar se a pessoa é mesmo um agente de controle de endemias os moradores precisam reparar se ela está usando um uniforme na cor branca ou azul, sempre com o brasão da prefeitura, e com um crachá de identificação.
“A prefeitura nunca vai cobrar por esse serviço, e o ideal é que o morador entre imediatamente em contato com a prefeitura para saber se aquele ‘fiscal’ é mesmo um funcionário público. No caso de dúvida, ele deve até mesmo acionar a polícia”, explica Gláucio Evandro Tavano, chefe da Vigilância Epidemiológica de São Manuel.Serviço
Os moradores que se sentirem ameaçadas por esse tipo de visita podem ligar para a prefeitura no número: (14) 3812-4400, ramal 4425.
Fonte: G1