Parceria entre a Fundação Pitágoras e o Instituto Embraer auxilia no aumento do Ideb em municípios da região de Botucatu

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

A Fundação Pitágoras, em parceria com o Colégio Embraer Casimiro Montenegro Filho, administrado pelo Instituto Embraer em Botucatu,, implantou nas cidades paulistas de Bofete, Itatinga e Pratânia, na região de Botucatu, o Sistema de Gestão Integrado (SGI), uma metodologia avançada e inovadora criada para contribuir com o desempenho e a aprendizagem dos alunos da Educação Básica. As dinâmicas e estratégias elaboradas com as escolas municipais dos três municípios resultaram em um aumento importante no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das regiões.

Em 2014, a Fundação Pitágoras iniciou os treinamentos com os líderes educacionais dos municípios, introduzindo ferramentas de gestão modernas para o aperfeiçoamento das áreas administrativas e pedagógicas das escolas. Os encontros aconteciam todos os meses nas escolas participantes e no Colégio Embraer de Botucatu com a participação de tutores e coordenadores pedagógicos. O compromisso firmado em sete escolas de Bofete, nove em Itatinga e três de Pratânia, contribuiu para o incremento das notas do indicador, conforme a tabela abaixo:

  2013 2015 2013 2015
IDEB 5° ano 5° ano 9°ano 9°ano
Bofete 4,8 5,5 4,1 4,4
Itatinga 5,4 6,3 4,3 4,5
Pratânia 5,5 5,9 4,2 5

A iniciativa das instituições contou com o apoio e a participação dos prefeitos e secretários municipais de educação.

Sobre a Fundação Pitágoras
A Fundação Pitágoras é uma organização sem fins lucrativos e braço social da Kroton, que capacita profissionais, desenvolve e transfere tecnologia de gestão educacional para melhorar o desempenho de alunos da educação infantil e do ensino fundamental em instituições públicas e privadas.

Sobre o Instituto Embraer
Criado em 2001, o Instituto Embraer consolida o investimento social privado da Embraer. As iniciativas do Instituto têm como base três pilares de atuação: educação, engajamento com a sociedade e preservação da memória da indústria aeronáutica brasileira. Dentre as ações do Instituto, destacam-se os Colégios Embraer – Juarez Wanderley e Casimiro Montenegro Filho – localizados em São José dos Campos e Botucatu, respectivamente, que oferecem as três séries do Ensino Médio em período integral para alunos egressos da rede pública de ensino e que atendam aos critérios socioeconômicos estabelecidos. Para mais informações sobre os projetos e iniciativas sociais da Embraer acesse: www.institutoembraer.org.br.

Fonte: Dia a Dia

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes