24 de junho, 2024

Últimas:

Geólogo e estudantes morrem presos em mina na Espanha

Anúncios

Um geólogos e dois estudantes de mestrado morreram nesta quinta-feira (9) após ficaram presos dentro de uma mina de potássio na região da Catalunha, no nordeste da Espanha.

Uma parte subterrânea desabou, deixando os trabalhadores presos a 900 metros de profundidade, segundo a polícia local.

Anúncios

Segundo os bombeiros da região, o geólogo e os estudantes faziam a revisão de uma maquinária instalada na mina quando rochas se desprenderam, atingindo o grupo.

A mina de potássio está localizada no município de Súria, a cerca de 80 quilômetros de Barcelona, e, há dois anos, havia passado por uma obra que construiu um túnel de cerca de 5 quilômetros para dentro da montanha onde fica.

Anúncios

A potassa, substância extraída da mina, é usada na agricultura como fertilizante, além de ser matéria-prima para indústrias como a farmacêutica, de explosivos, vidreira e química.

Esta não é a primeira vez que um acidente ocorre na mina de Súria. Em 2013, dois mineiros morreram quando rochas também se desprenderam e os atingiram.

A mina é explorada pela empresa Iberpotash, de propriedade do grupo israelense ICL. A companhia ainda não havia se manifestado até a última atualização desta notícia.

Bombeiro trabalha em tentativa de resgate de mineiros que ficaram presos embaixo de mina em Súria, no nordeste da Espanha, em 9 de março de 2023. (Foto: Reprodução)

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Um dos títulos traz informações para quem atua na direção de negócios e o outro aborda o impacto da gestão...

Categorias