06 de julho, 2025

Últimas:

General Mourão, vice de Bolsonaro, fará ato de campanha em Botucatu

Anúncios

Candidato a vice-presi­dente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), o Ge­neral Hamilton Mourão (PRTB) estará em Botu­catu na próxima terça-fei­ra, dia 18, para série de eventos com apoiadores de campanha. O encontro principal será no Espaço Areté Eventos, na Vila Sô­nia, a partir 19 horas.

Além de Mourão, deve estar presente o candi­dato do PRTB ao governo estadual, Rodrigo Tavares (que possui 1% das inten­ções de votos na última pesquisa Datafolha), além do presidente nacional do partido e candidato a deputado federal, Levy Fidelix, o candidato ao se­nado, Major Olímpio. Ain­da estão a confirmar vinda a Botucatu o astronauta Marcos Pontes, cotado para ser indicado a minis­tro da Ciência e Tecnolo­gia, caso Bolsonaro seja eleito.

Anúncios

General Mourão, como é o nome de patente e apresentado na campa­nha, ingressou no Exército em 1972 (em pleno Regi­me Militar), sendo trans­ferido para a reserva em fevereiro deste ano, não sem antes estar envolto em polêmicas.

O militar ganhou noto­riedade em 2015, ao tecer críticas diretas ao gover­no de Dilma Rousseff (PT). Sugeriu, em uma palestra, a intervenção militar para a substituição da manda­tária do Poder Executivo. Logo após, disse que as declarações eram para um público específico e não poderiam ter se tornado públicas.

Anúncios

Outras situações que envolveram o general foi uma homenagem ao co­ronel Brilhante Ulstra, ex-comandante do DOI – Codi em São Paulo, órgão de repressão do Regime Militar. Enquanto era o responsável pelo Coman­do Militar do Sul, foi exo­nerado do cargo em 2015 e transferido para Brasília.

Em 2017, novamente em uma palestra, e, sob o governo de Michel Temer (MDB), voltou a sugerir intervenção militar.

O fato causou descon­forto no alto escalão da República, fazendo com que fosse destituído do cargo de Secretário de Finanças do Exército. Tal fato acelerou o processo de reserva (aposentado­ria) do militar.

Meses depois concedeu entrevista ao Jornal O Es­tado de S. Paulo, onde de­clarou que não cogitaria ser candidato a nenhum cargo eletivo. Em agos­to deste ano, porém, foi anunciado como vice do capitão do Exército, refor­mado, Jair Bolsonaro.

Bolsonaro lidera a cor­rida presidencial, confor­me pesquisa do Datafo­lha divulgada no dia 10, com 24% das intenções de voto. No entanto, perde no segundo turno para Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (REDE) e tem potencial de empa­te técnico com o petista Fernando Haddad, oficia­lizado como substituto do ex-presidente Lula.

Mourão tem substituí­do Bolsonaro nos atos ofi­ciais de campanha, após o titular ser esfaqueado em um ato público na Cidade de Juiz de Fora (MG), em 6 de setembro.

O General Hamilton Mourão também tem so­licitado participar dos de­bates com os demais can­didatos à presidência.

 PSL e PRTB possuem 25 filiados em Botucatu

Atualmente o Partido So­cial Liberal (PSL) possui 23 filiados em Botucatu. Já o Partido Renovador Trabalhador Brasileiro (PRTB) agrega dois filia­dos, conforme consta na base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em âmbito local, o PSL in­tegrou a base de dezoito partidos que deram sus­tentação a candidatura do atual prefeito Mário Par­dini (PSDB) e não elegeu nenhum vereador.

Jornal Leia Notícias com Flávio Fogueral

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Um homem foi preso suspeito de esfaquear três pessoas na Rua Barão do Triunfo, no Centro de Jundiaí (SP), na...

Categorias