Anúncios
Guarda alerta sobre os riscos e reforça proibição da venda e uso de linhas com substâncias cortantes, como cerol e linha chilena
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu intensificou a fiscalização sobre a soltura de pipas com cerol e a comercialização de linhas cortantes na cidade, principalmente no período de férias escolares. A prática, além de ilegal, oferece risco grave a pedestres, motociclistas e animais.
Anúncios
Em ações recentes, a GCM recebeu denúncias e recolheu materiais irregulares usados na atividade. De acordo com a corporação, é proibido vender, fabricar, armazenar ou utilizar cerol ou qualquer tipo de linha com substância cortante, como a chamada linha chilena.
A legislação municipal prevê multa e apreensão dos materiais em caso de descumprimento. O objetivo é evitar acidentes como o registrado recentemente em Botucatu, quando um homem ficou ferido voltando do trabalho, e uma ave teve a perna decepada por uma linha de pipa.
Anúncios
A GCM orienta pais e responsáveis sobre a importância de supervisionar as crianças e adolescentes durante atividades com pipas e pede que a população denuncie casos pelo telefone 199.