30 de agosto, 2025

Últimas:

GCM intensifica ações da Operação Migrante em Botucatu

Anúncios

Foto: Divulgação GCM de Botucatu

O frio que chegou à Botucatu nas últimas noites,  fez a Guarda Civil Municipal (GCM) intensificar as ações do programa Operação Migrante. Por meio da ronda e de ligações recebidas pelo telefone 199, a guarda identifica pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social nas ruas e as encaminha à Central de Atendimento ao Migrante Itinerante Municipal (CAMIM). No local, elas são recepcionadas com alimentação e um lugar digno para pernoitar. Além disso, são assistidas pela equipe de assistentes sociais, que procura viabilizar tratamento e oportunidades que possam contribuir para que elas melhorem suas vidas.   

Anúncios

A ação complementa a campanha “Não dê esmolas, dê oportunidade ao morador de rua”, lançada pela Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Ela visa o atendimento humanizado aos migrantes, que muitas vezes se encontram em tal condição por causa do álcool e das drogas. A campanha conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde e Segurança e Direitos Humanos, da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil, Polícia Militar, Arquidiocese Metropolitana de Botucatu e Conselho Municipal de Pastores.

Atendimento

Anúncios

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos, a GCM realizou 419 auxílios ao migrante em 2015. Somente neste mês de janeiro foram 50 casos.  Para ajudar um morador de rua a encontrar atendimento correto para sua situação, basta ligar para os números 190 (Polícia Militar), 199 (Guarda Civil Municipal) ou (14) 3882-8444 do próprio CAMIM. A Prefeitura de Botucatu também tem trabalhado para agilizar o projeto que viabilizará a construção da sede própria do CAMIM, que está funcionando provisoriamente na Rua Capitão Tito, nº 131, no Jardim Central.

Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Dupla de 20 anos foi surpreendida pela equipe de patrulhamento no momento em que tentava levar cerca de 200...

Categorias