Anúncios
Balanço da Secretaria de Segurança destaca aumento da presença nas escolas, patrulhamento comunitário e redução de crimes
A Secretaria Municipal de Segurança de Botucatu divulgou nesta semana, o balanço das atividades da Guarda Civil Municipal (GCM) no primeiro semestre de 2025. Os dados revelam a atuação intensiva da corporação em ações preventivas e operacionais em toda a cidade.
Anúncios
Entre janeiro e junho, a GCM realizou 42.673 ações, resultado atribuído à reestruturação da estratégia de patrulhamento implantada no início do ano. Um dos destaques foi o novo Programa de Patrulhamento Escolar e Comunitário Setorizado, que ampliou a presença da Guarda em todas as regiões do município, aproximando os agentes da comunidade e fortalecendo o trabalho conjunto com outras forças de segurança.
No período, foram recuperados 13 veículos produtos de furto ou roubo, efetuadas 301 prisões e realizadas 13.626 ações da Operação Presença. Além disso, as equipes da Guarda promoveram 8.733 rondas preventivas em escolas municipais, reforçando a segurança no ambiente escolar.
Anúncios
A GCM também teve papel ativo na fiscalização de crimes ambientais, com 80 infrações registradas: 44 por descarte irregular de entulho, 6 por pichação ou fixação indevida de cartazes, 10 por poda drástica ou corte de árvores sem autorização, 19 focos de queimadas urbanas e 1 ocorrência relacionada ao uso indevido de fogos de artifício.
De acordo com a Secretaria de Segurança, o aumento das ações e a modernização da estratégia de patrulhamento têm contribuído para a redução dos índices criminais e melhoria no atendimento à população. O trabalho da GCM segue alinhado aos objetivos de fortalecer a segurança pública e preservar a ordem em Botucatu.