Anúncios
Um felino selvagem, extremamente raro e considerado possivelmente extinto na Tailândia, foi redescoberto após quase três décadas sem registros oficiais. O gato-de-cabeça-chata voltou a ser documentado a partir de um levantamento ecológico iniciado em 2024 no Santuário de Vida Silvestre Princesa Sirindhorn, no sul do país.
O monitoramento, feito com armadilhas fotográficas, registrou 29 detecções da espécie, segundo autoridades ambientais tailandesas e a organização de conservação de felinos Panthera, narrou o site Phys Org. Entre as imagens, está uma fêmea acompanhada de um filhote — um registro raro para um animal que, de acordo com estudos, tem apenas um descendente por vez.
Anúncios
De hábitos noturnos e comportamento esquivo, o gato-de-cabeça-chata vive em ambientes úmidos densos, como pântanos de turfa e manguezais de água doce, áreas de difícil acesso e que lidam com a expansão agrícola.
A União Internacional para a Conservação da Natureza estima que restam cerca de 2.500 indivíduos adultos no mundo, classificando a espécie como ameaçada. Na Tailândia, ela figurava há anos na lista de animais “possivelmente extintos”.
Anúncios
Pesquisadores alertam que, apesar do achado trazer esperança, a fragmentação do habitat mantém as populações isoladas e vulneráveis, além de expô-las a doenças transmitidas por animais domésticos. O desafio agora é garantir condições para a sobrevivência da espécie em longo prazo.

Fonte: Um Só Planeta