22 de junho, 2024

Últimas:

Gato do interior de SP de 1,30m é candidato a maior do mundo: ‘Está com 12,8kg’

Anúncios

Considerado o maior gato brasileiro e candidato a bater a marca mundial no Guinness Book, o Xartrux está perto dos 13 quilos, segundo a tutora do animal, Márcia Oliveira, participante de um evento sobre felinos exóticos realizado em Ribeirão Preto (SP) neste fim de semana.

O maine coon de 6 anos, criado em Jaú (SP), tem cerca de 1,30 metro e supera a média de tamanho e peso de outros da mesma raça.

Anúncios

Candidato a maior gato do mundo, o brasileiro Xartrux foi atração em feita realizada em Ribeirão Preto — Foto: Marcos Felipe/EPTV
Candidato a maior gato do mundo, o brasileiro Xartrux foi atração em feita realizada em Ribeirão Preto (Foto: Marcos Felipe/EPTV)

    “O maine coon é a maior raça de gatos domésticos do mundo. Eles podem nos machos medir de 1 metro a 1,15 metro, 1,20, e fêmeas de 1 metro a 1,10 metro, 1,15, e pesar entre 8 e 13 quilos. O Xartrux hoje está com 12,8 quilos”, disse.

    Márcia entrou com o pedido junto ao Guinness Book no começo deste ano e obteve o aceite da inscrição, mas ainda depende de outras etapas antes de buscar a desejada marca, hoje pertencente a um gato da Itália.

    Anúncios

    “O Guinness aceitou a nossa inscrição, tanto na medida da cauda quanto na medida total dele, e agora a gente tem só um tempo pra gente fazer a medição oficial com as testemunhas e mandar pra eles, mas com certeza o Xartrux vai ser o maior gato do mundo”, afirmou, otimista.

    Gato Xartrux e a tutora Márcia Oliveira, durante evento sobre felinos em Ribeirão Preto (SP) (Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV)

    Felinos exóticos

    Xartrux foi uma das atrações da feira que reuniu neste domingo (19) cerca de duas mil pessoas em um shopping da zona sul de Ribeirão Preto, onde apaixonados por pets puderam conferir de perto cerca de 15 raças exóticas, como himalaia e neva masquerade, além de palestras sobre cuidados e adoção.

    “Os maine coon eu nunca tinha visto pessoalmente, só pela internet”, disse a artesã de Porto Ferreira (SP) Andréia Regina Ferreira Souza, apaixonada por gatos.

      De acordo com Márcia, que é especialista em gatos, apesar do tamanho, felinos como o maine coon não fogem à regra com relação aos cuidados ideais para um animal de estimação. Carinho e atenção aos aspectos básicos do dia a dia são fundamentais.

      “Nenhum cuidado que já é o que a gente tem que ter com os nossos gatos. Uma boa alimentação, muito amor, uma qualidade de viva, viver em segurança, ser bem amparado dentro da nossa casa, com enriquecimento ambiental, água fresca e estar em segurança, isso é o mais importante.”

      Fonte: G1

      Talvez te interesse

      Últimas

      Anúncios Levantamento divulgado nesta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança...

      Categorias