16 de julho, 2025

Últimas:

Garfo simula o sabor do sal com correntes elétricas

Anúncios

Quem precisa de sal quando tem a eletricidade? Esta é a proposta do garfo elétrico criado por um pesquisador no Japão, com o objetivo de tornar as refeições mais palatáveis para as pessoas que precisam manter dietas sem sal ou com teor reduzido do mesmo.

O protótipo, desenvolvido por Hiromi Nakamura do Laboratório Rekimoto, na Universidade de Tóquio, contém uma bateria recarregável e um circuito elétrico, segundo a Nikkei Technology. Quando um usuário posiciona a cabeça do garfo em sua língua, ele pode apertar um botão no talher para ativar um dos três níveis de corrente elétrica, que replica o sabor do sal em diferentes intensidades.

Anúncios

A Nikkei Technology também explicou que temperos como a pimenta e o alho ajudam o garfo a oferecer um sabor salgado, em vez de um gosto azedo ou metálico.

“Quando eu aumentei o nível usando um interruptor na parte de trás do garfo um gosto metálico começou a ficar mais forte do que o sabor salgado,” escreveu um repórter da publicação online que estava comendo tonkatsu (costeleta de porco). “Por outro lado, é difícil realçar um sabor doce ou suculento.”

Anúncios

O protótipo do garfo, que não é à prova d’água, foi criado por menos de U$ 18 (cerca de R$ 65), sem considerar o custo do garfo. A bateria recarregável do dispositivo dura seis horas.

Esta não é a primeira vez que Nakamura mostra como a eletricidade pode estimular os sabores salgados e doces: em 2012 ele apresentou a aplicação da eletricidade que afeta o gosto na conferência Computer Human Interaction em Austin, Estados Unidos, e trouxe uma versão preliminar do garfo elétrico. A versão mais recente é mais leve do que um protótipo apresentado no início desse ano, e é o resultado de seis anos de desenvolvimento.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Os ativos em fundos negociados em bolsa (ETFs) indexados a índices de ações globais da MSCI ultrapassaram US$ 2...

Categorias