Anúncios
Um furacão potencialmente devastador está prestes a atingir o estado norte-americano da Flórida. Após ser “promovido” do status de tempestade, o furacão Idalia está se intensificando à medida que se dirige para o continente, e deverá atingir a costa amanhã (30), trazendo uma força caracterizada por autoridades como daquelas que “só se vê uma vez na vida”.
“Todos na Costa do Golfo, desde Tampa Bay até o noroeste da Flórida, devem permanecer vigilantes”, disse o governador da Flórida, Ron DeSantis, que já emitiu declaração de emergência para 49 dos 67 condados da Flórida na manhã de segunda-feira.
Anúncios
Evacuações foram recomendadas em pelo menos 22 condados, relata a CNN. Além disso, as principais companhias aéreas cancelaram centenas de voos devido a suspensões no funcionamento dos aeroportos de Tampa e St. Pete-Clearwater. Ao todo, 42 distritos escolares anunciaram cancelamentos das aulas nos próximos dois dias, juntamente com 16 faculdades estaduais e sete universidades.
O furacão está previsto para atingir a categoria 3, trazendo ventos fortes e uma tempestade que pode provocar uma elevação do nível dos mares em até 4,5 metros na área conhecida como Big Bend, em torno de Tallahassee, no noroeste do estado.
Anúncios
Se confirmado esse volume de água, seria uma parede de água na altura do segundo andar de um edifício médio. Em Tampa Bay, podem ocorrer inundações de até 2 metros, o que seria um recorde na cidade.
Com a previsão de que a tempestade se fortalecerá rapidamente à medida que atravessa o Golfo do México, ela atingirá algumas das águas mais quentes do planeta antes de atingir a Flórida. Isso potencializará sua força destrutiva, tornando a Idália comparável ao furacão Ian, que no ano passado arrasou a costa da Flórida e deixou mais de 100 mortos.
O furacão Idalia representa um “risco notável”, alertou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos na segunda-feira. Também poderá ser o primeiro furacão em pelo menos 172 anos a atingir a Baía de Apalachee.
Fonte: Um Só Planeta