23 de novembro, 2024

Últimas:

Furacão Helene toca o solo na Flórida e provoca ventos de mais de 200 km/h; 2 pessoas morrem na Geórgia

Anúncios

O furacão Helene, que ganhou força na noite desta quinta-feira (26), tocou o solo na região noroeste da Flórida, já no início da madrugada desta quinta-feira (25), pelo horário de Brasília. A informação foi confirmada pela agência Associated Press (AP). Com a aproximação da tempestade, duas mortes foram reportadas em um possível tornado no sul da Geórgia, conforme a agência.

O Centro Nacional de Furacões em Miami informou que Helene chegou à costa por volta das 23h10, pelo horário local, perto da foz do rio Aucilla, na área do Big Bend, que fica na costa do Golfo da Flórida. Os ventos foram estimados em 225 km/h.

Anúncios

O Pier de St. Pete é retratado entre ventos fortes e ondas enquanto o furacão Helene se dirige para o Panhandle da Flórida, passando a oeste da Baía de Tampa, nesta quinta-feira (26) (Foto: Martha Asencio-Rhine/Tampa Bay Times)

Mais cedo, o furacão subiu para a categoria 4, que indica um fenômeno “extremamente perigoso”, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em ingês), informou a Agência France-Presse (AFP). O furacão está próximo da costa da Flórida.

“Helene agora é um furacão de categoria 4 extremamente perigoso”, anunciou o NHC. “Um avião caça-furacões da NOAA [Administração Nacional Oceânica e Atmosférica] que está investigando o Helene descobriu recentemente que os ventos máximos sustentados aumentaram para 215 km/h”, acrescentou.

Anúncios

Helene gerou alertas de furacão e inundações repentinas que se estendiam muito além da costa, alcançando o norte da Geórgia e o oeste da Carolina do Norte, de acordo com a agência Associated Press (AP).

Ventos fortes já cortaram a energia de mais de 320 mil casas e empresas na Flórida, segundo o site de monitoramento poweroutage.us. Os governadores da Flórida, Geórgia, Alabama, Carolinas do Norte e do Sul e Virgínia declararam emergências em seus estados.

Helene havia alagado partes da península de Yucatán, no México, na quarta-feira (25), inundando ruas e derrubando árvores enquanto passava ao largo e tocava a cidade de Cancun. Em Cuba, Helene deixou mais de 200 mil casas e empresas sem energia ao passar pela ilha.

O furacão estava a cerca 190 km ao sul de Tallahassee, na Flórida, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA. Acelerando pelo Golfo do México, estava se movendo para norte e nordeste. Espera-se tempestade com risco de vida. São registradas chuvas intensas e ventos fortes na Geórgia.

Helene chega pouco mais de um ano após o furacão Idalia atingir a Flórida e causar danos generalizados. Idalia se tornou uma categoria 4 no Golfo do México, mas tocou o solo como categoria 3 perto de Keaton Beach, com ventos máximos sustentados próximos a 201 km/h.

Os distritos escolares e várias universidades cancelaram as aulas. Aeroportos em Tampa, Tallahassee e Clearwater foram fechados nesta quinta-feira, enquanto os cancelamentos foram generalizados em outras partes da Flórida.

Áreas 160 km ao norte da linha entre a Geórgia e a Flórida esperavam condições de furacão. A maioria dos distritos escolares públicos da Geórgia e várias universidades cancelaram as aulas. Toques de recolher foram impostos em muitas cidades e condados no sul da Geórgia, incluindo Albany, Valdosta e Thomasville.

“Esta é uma das maiores tempestades que já tivemos,” disse o governador da Geórgia, Brian Kemp.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A cidade de Botucatu acaba de ganhar uma nova opção de ensino de qualidade com a chegada do Colégio UNIBR Botucatu, uma...

Categorias