27 de janeiro, 2026

Últimas:

Funcionária de creche é alvo de processo administrativo disciplinar após suspeita de agressões a crianças em Iacanga

Anúncios

A Prefeitura de Iacanga (SP) instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra uma funcionária da creche municipal Maria Aparecida Andozia Castro, suspeita de agredir quatro crianças na escola.

A informação foi confirmada nesta terça-feira (27) por Ana Cláudia Ferreira Castro Fantin, secretária de Educação, em entrevista à TV TEM. Segundo ela, a denúncia partiu de outra funcionária da própria creche.

Anúncios

“Foi através de uma denúncia de uma funcionária, que solicitou as imagens. Após analisar o material, encaminhei o caso para o jurídico”, explicou.

Segundo a denúncia, os casos ocorreram no dia 14 de janeiro, durante o horário do almoço, e as imagens mostrariam a funcionária empurrando as crianças, dando tapas na cabeça, forçando uma delas a comer e derrubando outra no chão.

Anúncios

Após analisar as imagens, consideradas ‘bem evidentes’ quanto às agressões, a Prefeitura determinou o afastamento imediato da funcionária e abriu o processo administrativo disciplinar, antes mesmo de instaurar uma sindicância.

“A sindicância serve apenas para investigar, mas, devido à gravidade, fomos direto ao processo administrativo disciplinar. As imagens falam por si, são bem evidentes”, disse Ana Cláudia.

Ao final do processo, a Prefeitura pode aplicar sanções que vão desde advertência até demissão, dependendo da gravidade das infrações apuradas. Não há prazo definido para a conclusão do processo.

O caso também foi encaminhado ao Ministério Público e, posteriormente, as imagens foram mostradas aos pais das crianças. As famílias registraram boletim de ocorrência por maus-tratos, com o apoio do Conselho Tutelar de Iacanga.

De acordo com a Polícia Civil, foi instaurado um termo circunstanciado, procedimento administrativo semelhante a um inquérito policial. Todos os envolvidos serão ouvidos nos próximos dias, incluindo pais, membros da secretaria de Educação, funcionários da creche e a suspeita das agressões.

As imagens são analisadas pela polícia e não foram divulgadas.

Agressões teriam ocorrido em um creche de Iacanga e a funcionária envolvida foi afastada (Foto: Jéssica Taboas / TV TEM)
Mães registraram o boletim de ocorrência após orientações do Conselho Tutelar de Iacanga (Foto: TV TEM/ Reprodução)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Infraestrutura de dados inteligente eleva a experiência do torcedor no Levi’s® Stadium...

Categorias