19 abril, 2024

Últimas:

Fumaça de incêndios florestais escurece o céu nos EUA

Anúncios

O Oeste dos EUA segue registrando incêndios florestais fora de controle nesta quarta-feira (9). A fumaça das queimadas encobriu o céu de San Francisco, deixando-o de tonalidade laranja (veja fotos). As rajadas de ar seco pioram a situação, mas meteorologistas acreditam que pode haver algum alívio do clima em breve.

Na Califórnia, os ventos alimentaram um número sem precedentes de incêndios que obrigaram equipes de resgate a fazer a retirada de diversos moradores. No estado de Washington, que fica ao norte da Califórnia, foi perdida em um único dia uma área florestal maior do que se costuma registrar durante todo o ano. Os incêndios também forçaram as pessoas a fugir de suas residências em Oregon e Idaho.

Anúncios

Uma queda de temperatura de até 15 graus Celsius, causada por uma onda de ar polar, ajudou a diminuir os incêndios florestais no Colorado e em Montana.

Ponte Golden Gate ficou encoberta pela fumaça das queimadas na Califórnia — Foto: AP Photo/Eric Risberg
Ponte Golden Gate ficou encoberta pela fumaça das queimadas na Califórnia (Fotos: Reprodução)

“A massa de ar significativamente mais fria está ajudando a reduzir as condições críticas de incêndio em todo o oeste, no entanto, a maior parte da costa oeste e condados adjacentes têm avisos de bandeira vermelha em vigor durante parte do dia de hoje”, informou nesta quarta o Serviço Meteorológico Nacional. Um aviso desse tipo é emitido quando as condições se combinam para produzir um risco maior de incêndio.

Anúncios

A diminuição dos ventos pode ocorrer até quinta-feira, “trazendo algum alívio para os incêndios em curso”, disseram os meteorologistas.

Uma enorme nuvem de fumaça cobriu grande parte da Califórnia na quarta-feira, escurecendo o sol e deixando-o com um brilho alaranjado assustador em San Francisco.

Cerca de 200 quilômetros ao nordeste da cidade, os ventos criaram um grande incêndio no sopé da Sierra Nevada e forçaram as autoridades a ordenar evacuações pela manhã, além de alertarem outros residentes para se prepararem para partir.

A área não fica longe da cidade de Paradise, onde 85 pessoas morreram em um incêndio há dois anos.

Na terça-feira, as chamas botaram em risco 14 bombeiros que precisaram montar abrigos de emergência na costa central da Califórnia. Eles sofreram queimaduras e inalaram fumaça. Três deles foram levados para um hospital em Fresno, disse o Serviço Florestal dos EUA.

Helicópteros foram usados ​​nos últimos dias para resgatar centenas de pessoas presas na Floresta Nacional de Sierra, onde um incêndio destruiu 365 construções, incluindo pelo menos 45 residências.

No sul da Califórnia, incêndios ocorreram nos condados de Los Angeles, San Bernardino e San Diego. Pessoas em comunidades no sopé das montanhas a leste de Los Angeles foram avisadas para estarem prontas para fugir, mas os ventos foram mais fracos do que o previsto.

O Serviço Florestal dos EUA fechou na segunda-feira todas as oito florestas nacionais na metade sul do estado da Califórnia.

Mais de 14 mil bombeiros estão lutando contra os incêndios no estado. Duas das três maiores queimadas da história do estado seguem ativas na área da baía de San Francisco, embora estejam amplamente contidas após queimarem por três semanas.

O estado registrou um recorde de 930.800 hectares queimados este ano e a pior fase da temporada de incêndios florestais está apenas começando.

“É extraordinário o desafio que enfrentamos até agora nesta temporada”, disse o governador Gavin Newsom.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Botucatu: Ação contra a dengue neste domingo será em três bairros do Setor Sul da Cidade

19/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a prefeitura de Botucatu, através...

Categorias