27 abril, 2024

Últimas:

Fritar esses 4 legumes do azeite extravirgem é melhor do que cozinhá-los, diz estudo

Anúncios

Um estudo realizado pela universidade de Granada, na Espanha, tem mostrado que fritar legumes no azeite de oliva extravirgem é mais saudável do que fervê-los. Alguns vegetais refogados em óleo têm aumentados sua capacidade antioxidante e alguns químicos que previnem doenças a longo prazo, além do câncer.

Potencialize os vegetais

Durante muito tempo, a estratégia de fritar legumes no óleo foi considerada um grande vilão, que mascara as propriedades antioxidantes dos vegetais com uma espessa camada de gordura. No entanto, os resultados de uma série de experimentos recentes mostraram exatamente o contrário.

Anúncios

A investigação descobriu que batatas e outros vegetais mantêm mais de seus compostos saudáveis quando fritos em azeite do que quando cozidos em água. O estudo espanhol provou que os vegetais fritos em azeite de oliva extravirgem têm aumentados sua capacidade antioxidante e alguns químicos que impedem doenças a longo prazo, como o cancro, diabetes e perda da visão.

Na pesquisa, realizada pela Universidade de Granada, os investigadores descobriram os efeitos de vários métodos de cozimento na integridade dos vegetais mais consumidos na dieta mediterrânea, como: a batata, o tomate, a abóbora e a berinjela.

Anúncios

Entenda o que acontece

No experimento controlado pesquisadores, 115 gramas de cada vegetal foi preparado: numa fritura em óleo de oliva, cozidos em água ou vapor, em uma mistura dos dois seguindo receitas tradicionais espanholas.

Os resultados mostraram que o uso de azeite para fritar legumes aumentou o teor natural de gordura dos alimentos e reduziu sua umidade, algo não visto em outros métodos de cozimento. A coautora da pesquisa, Cristina Samaniego Sanchez comemora.

“Podemos confirmar que a fritura é o método que produz os maiores índices de melhoria no processo de cozimento, embora aumente sua densidade de energia por meio do óleo absorvido.” Em alguns casos, o cozimento dos legumes em água reduziu suas propriedades que proporcionam saúde.

Fonte: Bolsa de Mulher

Últimas

HCLTech informa receita de US$ 13,3 bilhões no ano fiscal de 24, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior

27/04/2024

Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e combinação...

Categorias