Anúncios
Uma das dicas mais saudáveis para alcançar a saciedade sem comer alimentos pesados e muito calóricos em demasia é caprichar na salada. Mas logo no inverno, quando a sensação de estômago vazio aparece com mais força, muita gente deixa esse prato de lado por achar que ele não combina com as baixas temperaturas. Quer deixar essa ideia de lado e seguir firme na sua reeducação alimentar? Então anote esses truques:
Aproveite a praticidade
Anúncios
Se você está evitando as folhas porque precisa lavá-las e água na sua casa está muito gelada, “aproveite a praticidade que alguns mercados e hortifrutis oferecem opções pré-higienizadas. É só abrir o pacotinho e consumir. Elas custam um pouquinho mais, mas você paga pela facilidade, e é uma mão na roda para quem não tem tempo ou tem essa questão com a água nos dias frios”, diz a nutricionista Vanessa Prieto.
Aposte nos grãos
Anúncios
Além da crocância, que é uma textura que agrada a muita gente, eles possuem um grande aporte de nutrientes e fibras. “Pode ser grão de bico, lentilha, até mesmo feijão, que são opções que deixam a salada mais interessante do que as folhas em si. Dá para diversificar bastante e elaborar combinações de sabores que te agradem”, destaca Vanessa.
Prepare molhos diferentes
Aproveite a temporada para inovar nos molhos. “Você até pode ter aquele preferido, mas se a ideia é justamente te dar vontade de comer uma salada que tenha uma carinha diferente, experimente novas ideias com ingredientes saudáveis e saborosos, como mel, iogurte, mostarda, por exemplo. Para complementar, abuse de ervas frescas, como manjericão, alecrim, sálvia, etc.”, sugere a profissional. Sueli Rutkowski te ensina três ideias de molhos deliciosos.
Combine a salada com uma proteína
Quando você associa um franguinho, peixe, carne ou qualquer outro alimento como proteína, “a salada ganha um status a mais, parece mais interessante e rola uma ‘obrigação’ de comer tudo junto. Um bom exemplo é a salada Ceasar, que vem com frango. Se quiser reproduzi-la, prepare o molho à base de iogurte para deixar mais saudável. Mas é preciso lembrar: montar tudo em um prato único ajuda bastante“, afirma a especialista.
Cozinhe os vegetais
Essa é uma dica que vale para o ano todo, mas aqui ganha destaque por eles compõem uma refeição quentinha. “Só tome cuidado para deixá-los al dente, e não cozinhar demais, porque quanto mais tempo ficar na água, mais nutrientes eles perdem. Prepará-los no vapor pode ser uma boa saída para atenuar essa perda”, sugere a expert.
Fonte: Daquidali