Anúncios
O Franca Basquete venceu o São Paulo por 98 a 66, na noite desta quinta-feira, no Pedrocão, em Franca (SP), e se tornou o maior campeão paulista da história. Com o 15º título estadual, o time do interior do estado deixou para trás o Corinthians, que tem 14 conquistas e desde 1985 ostentava essa marca.
Com atuação destacada do americano David Jackson, que liderou os donos da casa com 22 pontos, os francanos se reabilitaram da frustração de quarta, quando o Tricolor venceu por 84 a 73 e forçou esse terceiro e decisivo jogo da série final do Campeonato Paulista.
Anúncios
Com Lucas Mariano de volta, o trio francano – ainda com Lucas Dias e Georginho – ficou completo e fez a diferença. Foram 49 pontos combinados. O cestinha da partida, porém, foi David Jackson. Pelo São Paulo, o pivô Ansaloni foi o maior pontuador, com 15 pontos.
O triunfo na noite desta quinta fez o Franca fechar a série melhor de três em 2 a 1 e recuperar o título estadual, que ele tinha perdido justamente para o Tricolor em 2021.
Anúncios
Os times agora focam a disputa do NBB, principal competição de basquete do Brasil. O São Paulo estreia na próxima segunda-feira, às 20h45, contra o Rio Claro, no Felipe Karam. O Franca entra em quadra na terça, no Pedrocão, contra o Paulistano, às 20h.
O jogo
Com a volta do pivô Lucas Mariano e o time completo, o Franca aproveitou o início para abrir vantagem. Foram cinco bolas de três, várias infiltrações e rebotes ofensivos. Com isso, os donos da casa chegaram a abrir 12 pontos. O chamado “Big 3” francano funcionou, com oito pontos para Georginho e Lucas Dias, e mais sete para Lucas Mariano.
O São Paulo melhorou na parte final do quarto, ajustou sua marcação e diminuiu o prejuízo para seis pontos. Porém, o segundo período mostrou um Franca ainda mais certeiro no ataque, com melhor aproveitamento nos arremessos e num forte jogo de transição. A tensão entre os times também aumentou, com falta técnica e falta antidesportiva sendo marcadas para cada lado. No fim, os donos da casa ampliaram para 17 pontos a dianteira: 51 a 34.
O panorama não mudou na volta do intervalo, e os francanos, além de controlarem qualquer tentativa de reação tricolor, ampliaram a vantagem para 26 pontos: 74 a 48.
O último quarto foi uma contagem regressiva de dez minutos para o título do Franca. O São Paulo até buscou se reestabelecer no jogo e diminuir a distância, mas os donos da casa seguiram também donos do jogo, até o cronômetro zerar e, com 98 a 66, começar a festa francana no Pedrocão para o 15º título paulista de sua história.
Fonte: G1