23 fevereiro, 2024

Últimas:

França pede ‘reconexão’ diplomática com a China

A França avaliou, nesta quinta-feira (16), que chegou o momento de uma “reconexão” com a China para convencer Pequim a “contribuir” para a paz na Ucrânia, após anos de esfriamento diplomático devido à pandemia e outras divergências.

“Chegou realmente o momento de reconexão com as autoridades chinesas”, disse a Presidência francesa, após uma visita de dois dias a Paris do chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi.

O presidente francês, Emmanuel Macron, que recebeu na quarta-feira o ministro das Relações Exteriores chinês, deve viajar para o gigante asiático no “primeiro semestre”, embora a visita esteja ainda “em preparação”, confirmou seu gabinete à imprensa.

Macron quer “dar um novo impulso” aos projetos bilaterais e ao diálogo sobre desafios mundiais, como a luta contra a mudança climática e a invasão russa da Ucrânia.

Essa retomada também está ligada ao fim da política “covid zero” na China. “Passamos três anos sem contato direto” e “muitas questões” devem ser abordadas “pessoalmente”, segundo um assessor da Presidência francesa.

O chefe de Estado francês, que se reuniu com seu colega chinês, Xi Jinping, em novembro na Indonésia à margem da cúpula do G20, quer que Pequim “contribua para uma solução” para o conflito na Ucrânia pressionando sua aliada Rússia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja se reunir em março com Xi, a quem quer propor a criação de um grupo de países para ajudar a acabar com o conflito. Essa proposta já foi discutida com Macron e, recentemente, com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Wang Yi deve viajar a Moscou em breve. A França o “encorajou” a “transmitir” a mensagem para que “a Rússia volte à mesa das negociações” e a “pare com os bombardeios” sobre civis, segundo o assessor francês.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Roaming de dados sem preocupações, agora em todos os aplicativos: eSIM Innovator 1GLOBAL dá à fintech seu próprio serviço de roaming

22/02/2024

Crescente interesse na integração API de comunicação móvel exclusiva da 1GLOBAL por parte de empresas de...

Categorias