20 abril, 2024

Últimas:

França e Suécia confirmam que Navalny foi envenenado com novichok, afirma Alemanha

Anúncios

Laboratórios da França e da Suécia confirmaram que o opositor russo Alexei Navalny foi envenenado com o agente neurotóxico do tipo novichok, afirmou o governo da Alemanha nesta segunda-feira (14).

No dia 20 de agosto, Navalny viajaria de Tomsk para Moscou. Ele tomou chá no aeroporto, de acordo com sua assessora de imprensa. Durante a primeira meia hora do voo, ele começou a passar mal. O piloto aterrissou em Omsk, na Sibéria, para que Navalny fosse atendido. De Omsk, ele foi transferido para Berlim.

Anúncios

No dia 3 de setembro, um laboratório militar alemão concluiu que Navalny, que está internato em Berlim, foi envenenado.

O governo da Rússia tem ignorado a pressão dos países ocidentais e mostrado ceticismo sobre a hipótese de envenenamento.

Anúncios

A Alemanha pediu a França e Suécia “uma revisão independente da evidência alemã a partir de novas amostras de Navalny”, afirmou o porta-voz da chanceler Angela Merkel, Steffen Seibert.

“Os resultados da revisão em laboratórios especializados da França e da Suécia confirmam a evidência”, declarou Seibert.

Organização para a Proibição de Armas Químicas entra em cena

O novichok é um tipo de substância química criada pelos soviéticos nos anos 1970. Seu uso constitui uma violação grave da Convenção sobre as Armas Químicas”, disse Seibert.

“Berlim solicitou à Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) a análise das provas do caso Navalny”, afirmou Seibert.

A Opaq “extraiu amostras de Navalny e tomou as medidas necessárias para as análises nos laboratórios de referência da organização”, destacou o porta-voz alemão.

“Reiteramos o pedido para que a Rússia apresente explicações sobre o que aconteceu”, insistiu.

Combinar com os russos

Moscou pediu a Berlim que entregue as informações sobre o estado de saúde do opositor russo, especialmente as análises do laboratório alemão que identificaram uma substância do tipo novichok.

De acordo com as autoridades russas, as análises feitas durante a internação de emergência de Navalny em Omsk, na Sibéria, não revelaram a existência de nenhuma substância tóxica no organismo do ativista.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias