28 março, 2024

Últimas:

França devolve à Argélia corpos de combatentes mortos durante colonização

Anúncios

A França devolveu à Argélia nesta sexta-feira (3) os restos mortais de 24 combatentes argelinos mortos entre 1838 e 1865, em batalhas contra a colonização francesa no norte da África. Os corpos chegaram ao país africano com honras militares.

Reivindicados há anos pela Argélia, esses restos mortais estavam conservados nas coleções do Museu Nacional da História Natural na França.

Anúncios

Entre os corpos devolvidos, estão combatentes considerados mártires da Argélia, como o xeque Bouziane, chefe da rebelião de Zaâtcha em 1849. Durante a batalha, ele acabou capturado pelos soldados franceses e foi morto e decapitado.

Segundo o presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, os corpos permaneceram na França porque os franceses não queriam que as sepulturas dos mártires se tornassem “símbolos da resistência”.

Anúncios

Reaproximação entre França e Argélia

Corpos de combatentes argelinos do século XIX foram recebidos com honras militares ao chegarem na Argélia nesta sexta (3) — Foto: AFP PHOTO / HO / ALGERIE 3 TV
Corpos de combatentes argelinos do século XIX foram recebidos com honras militares ao chegarem na Argélia nesta sexta (3) (Fotos: Reprodução)

Quando os corpos chegaram à capital Argel, o presidente Tebboune se inclinou em reverência a cada um dos 24 combatentes. Segundo a agência France 24, os corpos serão sepultados no domingo, quando o país comemora os 58 anos de independência.

O retorno faz parte de uma tentativa de reaproximação entre França e Argélia. Em visita ao país africano em dezembro de 2017, o presidente Emmanuel Macron se comprometeu a devolver os corpos desses combatentes argelinos.

“Esse gesto faz parte de um trabalho de amizade e lucidez sobre todas as feridas de nossa história”, declarou o governo francês, em comunicado.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Rauva descomplica burocracia para brasileiros que desejam abrir negócio em Portugal

28/03/2024

Anúncios LISBOA, Portugal, March 28, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — Portugal é um destino cada vez mais...

Categorias