19 abril, 2024

Últimas:

França conclui operação de retirada do Afeganistão

Anúncios

França concluiu na noite desta sexta-feira (27) a ponte aérea para retirar afegãos ameaçados pelos talibãs de Cabul a Paris, anunciaram os ministros das Forças Armadas e das Relações Exteriores.

A operação “iniciada em 15 de agosto a pedido do presidente da República chegou ao fim esta noite”, tuitou a ministra das Forças Armadas, Florence Parly, especificando que “quase 3.000 pessoas, incluindo mais de 2.600 afegãos” foram removidas do país.

Anúncios

A ponte aérea teve que ser interrompida “pela falta de condições de segurança no aeroporto” de Cabul devido à “rápida retirada das forças americanas”, que vão deixar o Afeganistão em 31 de agosto, acrescentaram em um comunicado conjunto Parly e seu contraparte das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian.

“A equipe da embaixada da França em Cabul chegou a Abu Dhabi antes de voltar à França”, destacaram.

Anúncios

Os ministros informaram que vão prosseguir com os diálogos com os talibãs para tentar implantar operações humanitárias com outros países aliados para tirar os milhares de afegãos com direito à proteção ocidental que ainda não puderam ser retirados.

“Nossos esforços continuam (…) Vamos continuar neste sentido o nosso trabalho com autoridades talibãs para garantir que não colocarão nenhum entrave a partir de 31 de agosto à saída daqueles que assim o desejarem”, afirmaram os dois ministros.

Uma delegação francesa se reuniu na quinta-feira em Catar com representantes talibãs pela primeira vez desde que o movimento islamita voltou ao poder em 15 de agosto.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Inteligência Artificial contribui no avanço da Supply Chain

Inteligência Artificial contribui no avanço da Supply Chain

19/04/2024

A Inteligência Artificial pode contribuir para a redução de custos operacionais, eliminar erros e maximizar as...

Categorias